Verônica Laino

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Pudim de Chia com Maçã e Canela

Verônica Laino

12/12/2017 04h20

Crédito: Verônica Laino

Esta receita é muito popular lá nos EUA, onde eles consideram pudim tudo aquilo que é cremoso, porém, mais firme que um iogurte. A primeira vez que vi essa receita já imaginei aquele pudim de leite que minha mãe faz, mas de pudim brasileiro esta receita não tem nada! Então, o que esperar? Um creme doce e suave, com bolinhas que lembram um pouco o sagu, porém menores.

Hoje eu vou ensiná-lo a fazer com maçã e canela, mas ele fica gostoso com qualquer tipo de fruta! A ideia é consumir este pudim de chia no café da manhã ou nos intervalos entre as refeições, pois ele vai te deixar saciado por horas e assim você não abusa nas refeições principais.

Ah! E os benefícios não param por aí. A chia é rica em proteína vegetal, contém 70% mais potássio que a banana, 2.300% mais antioxidantes do que o tomate, 110% mais magnésio do que as nozes, 900% mais ferro que o espinafre, 350% mais cálcio que o leite e 350% mais fibras que a aveia.

Pudim de Chia com Maçã e Canela

Tempo de Preparo: 10 minutos + 6 horas na geladeira | Rendimento: 2 porções

Ingredientes:

  • 1 maçã
  • 1 colher de chá (2,5ml) de canela em pó
  • 1 colher de chá (2,5ml) de stevia ou xylitol (ou substitua por 2 colheres de chá de açúcar demerara)
  • 1 xícara de leite de coco caseiro (você também pode utilizar leite integral ou outra bebida vegetal, também dá certo fazer com suco natural)
  • 3 colheres de sopa de semente de chia

Modo de Preparo:

  • Em um copo, coloque o leite e aqueça no micro-ondas por 30 segundos (pode aquecer no fogão também, não precisa ferver).
  • Adicione ao leite morno a chia, a canela e a stevia, misture bem e deixe descansar por 5 minutos.
  • Enquanto isso, pegue a maçã, corte em quatro partes, retire e descarte as sementes. Pique em cubinhos bem pequenos.
  • Depois de 5 minutos, misture novamente o leite com a chia, você vai perceber que ele já vai ter engrossado um pouco.
  • Hora da montagem! Pegue dois potes de vidro ou 2 copos com capacidade para 250ml cada. Monte em camadas, coloque umas 3 colheres do leite, cubra com ¼ da maçã picada, coloque mais 3 colheres do leite, mais uma camada com ¼ da maçã picada e finalize com 2 colheres do leite. Repita este processo no outro pote.
  • Tampe o pote (se não tiver tampa cubra com um plástico filme). Leve para a geladeira por pelo menos 6 horas para que a chia absorva o leite e se torne um gel.
  • Depois de 6 horas você já pode consumir seu pudim!

Dica: faça a receita antes de dormir, assim ao acordar você pode consumir pela manhã ou levar de lanche para comer no trabalho.

Validade: 2 dias na geladeira.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.

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