Topo

Verônica Laino

Essa dicas vão te ajudar a não comer demais no Natal e Ano-Novo

Verônica Laino

19/12/2017 04h00

Credito: iStock

É agora em dezembro que começa o período mais crítico do calendário de quem está tentando emagrecer. As confraternizações e festas de fim de ano criam uma série de tentações e situações que muita gente tem dificuldade em lidar. É possível se divertir sem sair da programação? Será que é necessário jogar fora todo o seu esforço do ano?

A solução é planejamento. Então, veja algumas dicas para não abusar:

  • Planeje as refeições. Se sabe que tem uma festinha a noite, que tal retirar o carboidrato das outras refeições e se manter só com verduras, carnes, castanha e ovos? Assim você se garante e pode abusar um pouco mais na hora de encontrar os amigos.
  • Não pule refeições para economizar calorias. Essa estratégia é o famoso "tiro no pé", já que você acaba ficando faminto e perdendo o controle na hora da confraternização.
  • Gaste aquilo que vai ingerir! Uma boa alternativa é aumentar seu gasto calórico no dia, assim seu corpo não entende que tudo o que você comeu é um extra. Ah, e se a festinha for a noite, acorde um pouco mais cedo e vá na academia de manhã antes de ir para o trabalho. Dessa forma você não usa a festa como desculpa para não malhar neste dia.
  • Dê preferência as proteínas em lugar dos carboidratos. No aperitivo, prefira as castanhas, ovo de codorna e espetinhos. Se o cardápio for salgadinhos, pegue os recheados de carne, frango ou atum. A proteína ajuda a dar a sensação de saciedade e assim você consegue controlar melhor as porções.
  • Coma devagar! Na hora da festa, é comum aquela empolgação de sair mastigando tudo o que vier pela frente. Controle-se. Mastigue bem os alimentos, saboreie cada mordida, sinta prazer pela comida.
  • Vai beber? Intercale! Uma boa maneira de consumir uma quantidade menor de bebida alcoólica é intercalar com água. Para cada latinha de cerveja ou taça de vinho, beba um copo ou garrafinha de água. Assim você aproveita, bebe com os amigos e controla a quantidade de calorias vazias.
  • No dia seguinte, volte para a rotina! Nada de ficar sem comer nem abandonar o barco. Se quiser compensar, intensifique o treino. Inclua chás detox no cardápio do dia seguinte e de volta à normalidade.

É isso aí, viu como dá para aproveitar as confraternizações, os amigos, dar risada e comer coisa gostosa, sem sair da linha? Não tem segredo.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.