Topo

Verônica Laino

Hora de mudar? Veja 10 hábitos alimentares que devem fazer parte de 2018

Verônica Laino

02/01/2018 04h20

Crédito: iStock

Hoje eu separei 10 hábitos alimentares para você iniciar o ano de 2018 com o pé direito e se tornar uma pessoa mais saudável!

1. Beba água

Apesar de todo mundo saber que água é importante, será que o volume de água que você consome é o suficiente? Para calcular a quantidade ideal basta multiplicar seu peso por 30. Por exemplo, vamos supor que você pesa 70 kg, então 70 X 30 = 2100, ou seja, você deve consumir 2100 ml de água, ou 10 copos de 210 ml ao longo do dia! Quem tem dificuldade de beber água vale a pena apostar nas águas aromatizadas que caem muito bem neste verão.

2. Mastigue bem os alimentos

Você sabia que o nosso corpo demora 20 minutos para entender que está saciado? Preste atenção na mastigação e saboreie bem os alimentos. Pessoas que comem devagar normalmente consomem 30% menos comida que as pessoas que comem em menos de 10 minutos.

3. Coma colorido

O ideal é que nossa alimentação seja bem colorida. Quanto mais variado, mais nutrientes. Então tente consumir as cores: verde, vermelho, laranja, amarelo, branco, preto e roxo.

4. Evite fazer compras com fome

Vá ao supermercado depois que fez uma refeição grande como almoço ou jantar. Quando estamos satisfeitos tendemos a comprar somente aquilo que é necessário e evitamos comprar besteiras. Quando estamos com fome acabamos cedendo as tentações e compramos tranqueiras, principalmente aquelas que é só abrir e comer como biscoitos, salgadinhos e chocolate.

5. Planeje sua alimentação

Que tal já começar a semana sabendo o que vai comer? Uma boa opção é montar marmitas saudáveis no final de semana para consumir durante a semana, assim quando chegar em casa do trabalho você não corre o risco de comer lanches e pedir delivery.

6. Não tenha preguiça

Quando bater aquela vontade no meio da semana de comer um lanche ou uma pizza porque está com preguiça de cozinhar, pense em fazer alguma coisa prática como um omelete, uma salada, um couscous marroquino, etc. Deixe para comer a tranqueira somente uma vez por semana para matar a vontade.

7. Controle as quantidades

Não é porque uma receita ou um alimento é saudável que podemos comer à vontade! O ideal é comer até ficar saciada e não estufada! Tente trabalhar este lado da saciedade em você.

8. Não repita o prato

Normalmente quando a comida está boa a gente sempre quer repetir o prato, mas será que é necessário? Tente reconhecer a sua fome, será que você quer repetir porque ainda está com fome? O que você comeu não foi suficiente? Normalmente o segundo prato é pura gula e se trata de uma fome psicológica.

9. Não beba líquidos durante as refeições

O ideal é mastigar bem os alimentos e engolir sem empurra-los com alguma bebida. Pessoas que precisam beber algum líquido durante a refeição, normalmente são pessoas que não estão mastigando bem os alimentos. Além disso o ideal é se manter bem hidratado entre as refeições e não matar a sede enquanto come.

10. Reduza o consumo de açúcar e adoçantes

Tente focar no açúcar natural dos alimentos, suco, chá e café não devem ser adoçados. A boa notícia é que nosso paladar se adapta aos sabores, a primeira vez você tomar café puro você até pode achar ruim sem açúcar/adoçante, mas com o tempo você vai se acostumando com o sabor e passa a gostar dele puro!

E aí, qual destes hábitos já fazem parte do seu dia a dia? Qual vai ser o mais difícil para seguir em 2018?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.