Verônica Laino

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5 passos para não abandonar as promessas de 2018 e ser mais saudável

Verônica Laino

09/01/2018 04h20

Crédito: iStock

Começo do ano é sempre a mesma coisa, né? A gente faz aquela retrospectiva do ano que passou, pensa em tudo que queríamos ter feito e não fizemos e, então, partimos para as famosas promessas para o novo ano. Porém, ao retornar das férias e encarar a rotina, as promessas acabam ficando de lado e, com o tempo, caem no esquecimento. Então, hoje eu vou te dar 5 passos para você conseguir seguir em frente com a sua promessa e finalmente atingir as metas propostas!

  1. Priorize apenas uma promessa por vez

Vamos supor que sua promessa é ser saudável em 2018, mas você atualmente não come nada do que é saudável, de que adianta prometer que você vai fazer uma dieta perfeita, sabendo que vai sofrer horrores e desistir da promessa antes de Janeiro acabar? Tente destrinchar a sua promessa em pequenas promessas e distribui-las ao longo do ano. Assim mês a mês você prioriza uma dessas pequenas promessas. Por exemplo: em Janeiro você vai se esforçar para comer legumes ou verduras na hora do almoço; em Fevereiro você mantém a promessa de Janeiro e inclui uma segunda, como deixar o refrigerante somente para o final de semana; em Março mantém a promessa de Janeiro e Fevereiro e inclui mais uma como pedir menos delivery no jantar e cozinhar; e assim por diante, então mês a mês vai acrescentando uma mudança saudável na sua vida!

  1. Pense em 3 atitudes e coloque-as em prática

Já reparou que a promessa é sempre o resultado final que queremos, porém nunca paramos para pensar como vamos atingi-la? Então tente ser bem objetivo. Se a sua promessa é reduzir peso, como você vai atingir isso? O que você pode fazer que vai ajudá-lo a chegar no objetivo? Tem alguém que pode te ajudar?

Quando pensamos em atitudes, partimos para a ação! Então, em vez de falar que a promessa é emagrecer, transforme-a em atitudes, por exemplo: vou treinar três vezes por semana; não vou comer sobremesa de segunda a sexta e vou cortar o refrigerante. Viu? Assim você já sabe os passos que deve tomar para reduzir os quilos indesejados.

  1. Torne sua promessa realista e com prazo definido

Vamos supor que sua promessa é começar a correr, mas que hoje você nem caminha no dia a dia. De nada adianta pensar que vai correr uma maratona no meio do ano. Mesmo que você treine muito, as chances de você se machucar e de não completar a prova são enormes, o levando a aquele sentimento de frustração e de que não é capaz de atingir sua promessa. Então, o que seria algo mais realista? Prometer que você vai treinar por três meses para fazer uma corrida de 5km, por exemplo. Desta forma, você vai atingir seu objetivo que é começar a correr, vai saber o quanto tem que treinar e vai ter uma sensação de dever cumprido quando ultrapassar a linha de chegada da corrida de 5km.

  1. Foque sempre nos pontos positivos

Quando fazemos promessas, é porque queremos mudar, mas nem sempre a mudança é algo prazeroso. Então, sempre tente focar no ponto positivo. Quando começar a reeducação alimentar, não foque nos alimentos que não vão fazer parte mais da sua rotina, mas, sim, pense em todos os alimentos que você pode. Portanto, pesquise receitas que levam estes alimentos e que podem ser incluídas no seu dia a dia, foque sempre nos pontos positivos da mudança e nunca nos pontos negativos, assim você evita frustrações.

  1. Acorde motivado e determinado

Vamos supor que sua promessa este ano foi emagrecer: ao acordar, antes de levantar da cama, feche os olhos e planeje todo o seu dia. Pense no que você vai comer no café da manhã, que horas você vai se exercitar, como será seu almoço e jantar, imagine como se fosse um filme passando, com um dia perfeito para atingir sua promessa e qual sentimento esse filme gera dentro de você. Então, abra os olhos, levante da cama e comece seu dia seguindo este roteiro que planejou. Se a preguiça, vontade de comer tranqueira, cansaço e desânimo bater, feche os olhos novamente e pense no filme que você criou pela manhã e a sensação do dia perfeito que criou; desta forma, você encontra motivação para continuar focado no seu roteiro.

Me conte, qual vai ser a promessa que você vai priorizar esse ano? Quais atitudes irá realizar e quais são os seus pontos positivos?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.

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