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Verônica Laino

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Como montar um mix de castanhas e frutas secas com as medidas certas

Verônica Laino

06/02/2018 04h15

Crédito: Pixabay

São ricas em gorduras do bem, te deixam saciado e são ótimas aliadas da dieta. Estou falando das oleaginosas, como castanha de caju, nozes, amêndoa, macadâmia, avelã, pistache, castanha-do-Brasil e amendoim. Quando incluídas em nossa dieta, reduzimos vários riscos, como doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, pressão alta e obesidade.

Ao serem combinadas com frutas secas, se tornam um lanche perfeito para aquela fome no meio da tarde, além de ser prático e saboroso. Outra vantagem é que pode ser consumido por quem tem alergia ao glúten e/ou intolerância à lactose e não precisa gastar horas na cozinha preparando o lanche –afinal, o único preparo que você vai ter o de é separar a porção em um saquinho ou potinho.

Mas é extremamente importante que você monte seus kits, assim não corre o risco de abusar nas quantidades. A seguir, veja a combinação ideal para você montar o mix.

  • Para quem treina

Se você se exercita, é importante prestar atenção no consumo de magnésio, que está envolvido no processo de contração muscular e vitaminas do complexo B, principalmente da Vitamina B6 que está relacionada com o metabolismo da digestão das proteínas.

Mix deve conter: 5 amêndoas + 5 amendoins + 1 castanha-do-Brasil + 3 damascos secos.

  • Econômico

Não é porque você está apertado financeiramente que vai ficar de fora dos benefícios! Estudos mostraram que a ingestão de amendoim contribui para a elevação do gasto energético de repouso.

Mix deve conter: 15 amendoins + 10 uvas-passas.

  • Para TPM

Quando chega aquela semana do mês, o que a gente mais quer é um doce, né? Preferencialmente, um chocolate! Para não sofrer as consequências com a balança, aposte neste mix que é super fit e vai ajudar a matar a vontade de doce.

Mix deve conter: 4 metades de nozes + 5 castanhas de caju + 2 tâmaras pequenas + 1 quadradinho de chocolate 70%.

  • Anti-acne

Se você tem acne, aposte em alimentos ricos em zinco, que reduzem a inflamação, melhorando o aspecto da pele.

Mix deve conter: 20 pistaches + 20 sementes de abóbora.

  • Para fortalecer as unhas

Para evitar unhas secas e quebradiças, você deve ter um bom consumo de cálcio e vitamina A.

Mix deve conter: 7 avelãs + 5 pistaches + 2 damascos.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.