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Veja 5 alimentos que vão te ajudar a soltar o intestino preso

Verônica Laino

01/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Sensação de inchaço, estufamento, mau humor e barriguinha saliente são alguns dos efeitos colaterais de um intestino preso. E você sabia que 20% da população sofre com o intestino preguiçoso? Por isso, hoje eu vou listar os cinco alimentos que você deveria incluir na sua alimentação diariamente para acabar com o problema!

1) Água

Ela é responsável por hidratar as fibras, ajudando a aumentar o volume do bolo fecal e ainda tornando-o mais macio. Isso acelera o trânsito intestinal e faz com que você consiga ir ao banheiro com mais facilidade. O ideal é consumir 10 copos de água por dia + 1 copo a cada 30 minutos de exercício físico. Para saber o tamanho do seu copo de água, basta multiplicar seu peso por 3, ou seja, se você pesa 70 kg você deve consumir 10 copos de 210 ml por dia (70X3=210).

2) Folhas

Vegetais folhosos –como alface, rúcula, agrião, repolho, espinafre, couve, acelga, almeirão, escarola, endívias, mostarda e radicchio– devem ser incluídos no cardápio do almoço e do jantar. Estas folhas, que podem ser consumidas cruas ou cozidas, são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que vão tornar as idas ao banheiro mais frequentes. Tente incluir pelo menos 1 xícara de folha crua ou ½ xícara de folha cozida nas refeições principais.

3) Semente de Chia ou Linhaça

O ideal é consumir uma colher de sopa de semente por dia, sempre revezando –uma semana consome a chia, na outra semana a linhaça. Você deve colocar a semente em um copo de 200 ml de água e aguardar pelo menos 1 hora para que esse líquido se torne um gel. Uma dica que gosto de dar para meus pacientes é fazer isto antes de ir dormir. Basta colocar a semente e a água no copo, tampá-lo com um pires e guardá-lo na geladeira.

No dia seguinte, pela manhã, a água já estará na consistência de um gel. No caso da linhaça, o ideal é bater no liquidificador com alguma fruta para fazer um suco. Se for a chia, dá para simplesmente colocar em cima da fruta ou no meio do iogurte, por exemplo, já que não é necessário bater. Outra opção é fazer o pudim de chia, que já ensinei aqui no blog!

4) Ameixa Preta

A grande maioria dos medicamento naturais para prisão de ventre são feitos a base de ameixa preta, justamente por conter um laxante natural chamado sorbitol. O indicado é consumir 2 unidades por dia, pode ser a fruta fresca ou a versão seca. Uma outra dica é comprar a ameixa seca sem caroço, bater no liquidificador com água e cozinhar em fogo baixo até ficar com consistência de geleia. Aí é só passar 1 colher de sopa desta geleia em cima do pão ou no iogurte natural.

5) Azeite de Oliva Extra-Virgem

O ideal é consumir uma colher de sopa de azeite no jantar, por cima da salada ou da comida. Isso faz com que você consiga lubrificar o bolo fecal e ir ao banheiro com facilidade no dia seguinte, sem ter que fazer tanta força para eliminar as fezes.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.