menu
Topo
Verônica Laino

Verônica Laino

Categorias

Histórico

Quer ser saudável na Festa Junina? Faça uma Paçoca FIT e Funcional

Verônica Laino

05/06/2018 04h00

Crédito: Verônica Laino

Paçoca é uma delícia, mas antes de fazer a sua receita, fique atento ao comprar seu amendoim. Quando ele não é armazenado de forma correta, podem surgir fungos prejudiciais ao nosso organismo. Portanto, ao comprá-lo, procure pelo selo da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) para ter certeza que o seu produto é seguro.

Na receita original, a paçoca é feita com farinha de mandioca. No entanto, vamos utilizar nesta versão o farelo de aveia, que é feito a partir da casca do grão, sendo muito rico em fibras solúveis e insolúveis. Com isso, a paçoca terá uma excelente quantidade de fibras auxiliando, inclusive no funcionamento do intestino.

Além disso, apesar de usarmos menos açúcar do que a versão original, você vai perceber que ela ficará tão gostosa quanto! Afinal ninguém precisa de tanto açúcar. Caso você seja diabético, recomendo substituir o açúcar por stévia ou xylitol, justamente para evitar o uso de adoçantes artificiais, que não são tão saudáveis.

Paçoca FIT e Funcional

Tempo de preparo: 10 minutos | Rendimento: 16 paçocas

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amendoim torrado (265g)
  • 1/4 de xícara de farelo de aveia ou farelo de trigo (27g)
  • 3 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo ou mel (36g)
  • 1 pitada de sal

Crédito: Verônica Laino

Modo de Preparo:

  1. Bata o amendoim por 2 minutos em um mini processador.
  2. Transfira o amendoim batido para uma tigela, acrescente o farelo, o açúcar e o sal. Misture com as mãos por 1 minuto, para que o calor da sua mão solte o óleo natural do amendoim. Assim, sua paçoca vai ficar bem compactada e não vai desmanchar. DICA: Para saber o ponto correto, ao apertar um boa quantidade da paçoca com as mãos , ela deve ficar no formato que você apertou, se desmanchar você deve continuar misturando com as mãos até chegar no ponto correto.
  3. Coloque um saquinho plástico em cima de uma forma, despeje esta paçoca e com a parte detrás da colher, pressione bem a paçoca formando um retângulo.
  4. Agora corte em 16 retângulos menores e está pronta a receita!

Créditos: Verônica Laino

Qual é a vantagem de fazer sua paçoca em casa? Esta versão tem 36% menos carboidrato, 233% mais fibras e 42% mais proteína. Lembre-se que o que importa não são as calorias do alimento e sim a proporção dos macronutrientes! Ficou confuso? Confira a matéria: "É verdade que contar calorias ajuda a emagrecer?"

Informação nutricional por paçoca: Valor calórico: 104kcal | Proteína: 5g | Gordura: 7g | Carboidrato: 6g | Fibras: 2g

Validade: 15 dias em temperatura ambiente ou 30 dias na geladeira ou 90 dias no freezer.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.