Topo

Verônica Laino

Alivie a ansiedade, TPM e inchaço com 3 chás naturais

Verônica Laino

28/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Durante o processo de emagrecimento, muitas pessoas acabam se queixando de sintomas como ansiedade, TPM e até mesmo o inchaço, como estes sintomas atrapalham a jornada para alcançar o corpo e a saúde ideal, hoje eu vou te mostrar como amenizar estes sintomas utilizando apenas ervas naturais.

O ideal sempre fazer o chá com as ervas secas ou frescas, já que conseguimos extrair mais fitoquímicos das ervas. Se por um acaso você só tiver o chá de saquinho a sua disposição, tudo bem, mas leia sempre os ingredientes para ter certeza que está comprando apenas a erva, evite chás que contem aromas em sua composição. Além disso, para extrair melhor a erva de saquinho você tem duas opções, uma é abrir o saquinho e jogar a erva na água quente e depois coar, ou utilizar dois saquinhos por receita.

Lembre-se que você não deve adoçar nenhum dos chás, nem com açúcar, nem com adoçante. No começo pode ser um pouco estranho para o paladar aceitar o chá sem açúcar, porém com o tempo, você se acostuma e consegue saborear melhor o chá sem adoça-lo.

Crédito: iStock

Chá de hortelã combate a ansiedade

Sempre que bater aquela ansiedade por querer comer qualquer coisa, somente pelo hábito de comer, o chá de hortelã vai te ajudar muito!

Para fazer o chá basta ferver 300ml de água, colocar a água em uma xícara com um punhado de folhas de hortelã maceradas ou se não tiver as folhas frescas, utilize um sachê de chá de hortelã, abafe por 5 minutos e coe.

Antes de beber o chá, respire bem o aroma e o vapor que sai da xícara, quase que fazendo uma inalação, pois o mentol presente na hortelã emite sinais ao cérebro capazes de diminuir a ansiedade, assim você fica menos propensa a atacar aquela tranqueira no meio da tarde.

O ideal é consumir o chá sempre na hora que bater aquela ansiedade, você pode consumir até 3 xícaras deste chá por dia. Para ele fazer efeito, o melhor é consumi-lo quente, já que queremos inalar todo o aroma do chá, para potencializar os efeitos.

Crédito: iStock

Chá de camomila e dente-de-leão contra a TPM

Agora se o que tem te atrapalhado é a TPM (tensão pré-menstrual) a combinação da camomila com o dente-de-leão vai te ajudar.

Para fazer o chá basta ferver 300 ml de água, colocar em uma xícara com 1 colher de sopa de camomila e uma colher de sopa de dente-de-leão, abafar por 10 minutos e coar. A recomendação é consumir 300 ml pela manhã e 300 ml no meio da tarde, assim consegue controlar bem os sintomas da TPM.

Este chá você pode consumir quente ou gelado, e se quiser pode fazer em casa antes de sair e leva-lo pronto em uma garrafa térmica para consumir no trabalho. Depois de pronto, ele dura por até 12 horas.

Crédito: iStock

Chá de carqueja e cavalinha reduzem o inchaço

Está difícil ver um bom resultado na balança? Muitas vezes pode ser o inchaço que está te atrapalhando. Este chá, já aviso, não é uma delícia, porém é muito eficiente! A combinação da carqueja com a cavalinha tem uma ação diurética natural no nosso organismo, eliminando toda a retenção. Mas estas ervas são bem amargas, então a dica é adicionar uma canela em pau ou um anis estrelado para disfarçar o sabor.

Para fazer o chá basta ferver 600 ml de água com um pau de canela e/ou um anis estrelado por 5 minutos, depois desligar o fogo, adicionar uma colher de sopa de carqueja e uma colher de sopa de cavalinha, abafar por 10 minutos e coar.

Este chá é interessante tomar gelado pois o sabor amargo fica mais suave, então você pode fazer a infusão antes de dormir e deixar na geladeira, aí no dia seguinte é só consumir o chá até às 16:00. É importante que não consuma este chá depois das 16:00, pois como ele tem ação diurética, você pode ficar com muita vontade de urinar à noite, quando for dormir, e com isso atrapalhar a qualidade do seu sono.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.