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5 alimentos que você guarda na geladeira, mas não deveria

Verônica Laino

25/09/2018 04h00

Você coloca suas batatas na geladeira? Não deveria! – Crédito: iStock

Você é do tipo que chega do mercado e coloca tudo na geladeira? Atenção: nem tudo deve ser armazenado ali! Muitos itens acabam se deteriorando de forma mais rápida ao serem armazenados em baixas temperaturas. Confira abaixo 5 alimentos que devem ser armazenados fora da geladeira.

1. Batata

Ao colocar a batata na geladeira você modifica o amido dela, deixando ele mais fácil de ser absorvido, o que não é interessante principalmente para quem está fazendo uma reeducação alimentar. O ideal é manter em um local fresco e arejado, longe da umidade. Ela não pode pegar sol e nem ser guardada em sacos plásticos, pois isso faz com que elas estraguem rapidamente. Um bom local e armazenar em sacos de juta que você encontra em lojas de embalagens. Isso faz que elas não fiquem expostas ao sol, porém mantenham-se arejadas.

DICA: Se as suas batatas sempre ficam esverdeadas é porque elas estão sendo muito expostas a luz solar. A batata verde não deve ser consumida pois pode causar dores abdominais, má digestão e até diarreia.

Crédito: iStock

2. Alho

Ao colocar na geladeira o alho amolece e acelera o processo de deterioração. A melhor maneia de conservar o alho é em um local sem luz solar e com circulação de ar. Aquela rede de plástico que vem o alho é o melhor local para armazenar já que é bem ventilada, uma outra forma de armazenar é em uma cesta de palha alta, pois assim mantém a ventilação sem abafar os dentes.

DICA: você pode conservar o alho na geladeira desde que seja em uma conserva ou até picar o alho, colocar em um pote de vidro e cobrir com azeite, assim ele conserva por 7 dias na geladeira.

Crédito: iStock

3. Tomate

Por mais que você consiga manter o tomate por mais tempo na geladeira, ele altera a textura, adquirindo uma consistência farinhenta, além de alterar a cor e perder muito o seu sabor. Por isso o ideal é guardar em um local fresco e arejado.

DICA: Quando comprar tomate não escolha todos os maduros, compre alguns verdes que vão demorar em média 3 a 4 dias para ficarem maduros, assim você terá tomates perfeitos no meio da semana sem ter que ir ao supermercado.

Crédito: iStock

4. Manjericão

Quando colocamos o manjericão na geladeira, ele escurece rapidamente, além de embolorar com facilidade.

DICA: Devemos trata-lo como se fosse uma flor, corte o talo na diagonal e coloque em um copo com água, cubra com um saco plástico para manter ele úmido, mas não feche o plástico. Você deve trocar a água a cada dois dias, assim como cortar o talo sempre que trocar a água.

Crédito: iStock

5. Mel

Em baixas temperaturas sua estrutura química é alterada o que favorece a sua cristalização e endurecimento.

DICA: se o seu mel cristalizar basta aquecer em banho-maria até voltar a sua consistência normal. Nunca aqueça diretamente no fogo ou no micro-ondas já que isso altera as propriedades benéficas do mel.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.