menu
Topo
Verônica Laino

Verônica Laino

Categorias

Histórico

5 alimentos que você pode aproveitar as sementes e folhas

Verônica Laino

23/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Inclua mais nutrientes na sua dieta aproveitando as sementes e folhas destes 5 alimentos. Muitas vezes jogamos fora algumas sementes e talos de alguns alimentos no lixo, porém eles são ricos em vitaminas e fibras e podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume. Hoje vou te ensinar 5 formas de aproveitar estas sementes e talos doa alimentos e deixar sua alimentação mais nutritiva!

1. Abóbora

A semente de abóbora é rica em triptofano que ajuda na produção de serotonina, o hormônio do bem estar! Além disso ela possui ferro, magnésio, zinco, ômega 3 e fibras.

Semente de Abóbora Torrada

Ingredientes:

  • Sementes de abóbora
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de páprica doce

Modo de Preparo:

  1. Ao comprar a abóbora, raspe com uma colher as semente, coloque em uma peneira e lave separando as fibras das sementes.
  2. Coloque as sementes em um papel toalha e seque.
  3. Em um pote coloque o azeite, o sal, a páprica e as sementes, misture bem.
  4. Coloque as sementes temperadas na forma, acomodando bem de modo que fiquem bem espalhadas.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180° por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar.
  6. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Crédito: iStock

2. Melancia

Este daqui dá um trabalhinho, mas vale a pena! Toda vez que você comprar melancia, separe as sementes e não jogue fora! Elas são ricas em gorduras boas como os ômegas 3 e 6, além de ter ação diurética, por isso ela é uma excelente opção para dar uma turbinada no seu suco verde/detox.

Para utilizar as sementes é bem simples, ao comprar a melancia, separe as sementes com uma faca, coloque em uma peneira, lava em água corrente e seque bem em um pano de prato limpo ou no papel toalha.

Depois disso, separe uma colher de sobremesa (5 ml) de semente, coloque em um pedaço de plástico filme e faça uma trouxinha ou em um potinho plástico. Para armazenar deixe ele no congelador por até 4 meses.

Na hora de fazer seu suco basta acrescentar uma colher de sobremesa da semente e bater, o ideal é não coar para não perder as fibras, nem os nutrientes.

Crédito: iStock

3. Cenoura

Quando você vai na feira-livre comprar a cenoura, já reparou que ela tem uma rama que muitos pedem para o feirante descartar antes de colocar na sacola? Não faça isso! As folhas das cenouras são ricas em fibras, fonte de proteínas, ferro, magnésio, ferro, zinco, vitamina K, vitamina C e betacaroteno, que é um poderoso antioxidante. Com todos estes nutrientes não podemos jogar no lixo não é mesmo?

A rama da cenoura serve muito bem como um tempero e fica uma delícia na omelete.

Omelete de rama de cenoura

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de rama de cenoura higienizada e picada
  • ½ cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 1 colher de chá de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo:

  1. Em uma frigideira, refogue com azeite a cebola, o tomate e a rama de cenoura por 2 minutos.
  2. Bata os ovos e misture com o sal, despeje por cima do refogado, tampe de deixe cozinhar por 3 minutos, vire a omelete e deixe cozinhar por 2 minutos do outro lado.
  3. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Crédito: iStock

5. Beterraba

A beterraba é a mesma coisa da cenoura, muitas pessoas descartam as folhas. Para quem nunca viu as folhas, elas tem uma verde viva e seu caule vermelho cor de beterraba. O seu sabor é doce e fresco, mas com um ligeiro sabor de beterraba.

São ricas em fibras, ácido fólico, potássio, vitamina A, C e K.

Folha de beterraba refogada

Ingredientes:

  • 5 folhas de beterraba fatiadas bem finas
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher de sobremesa de azeite
  • 1 pitada de curry
  • 1 colher chá de sal de sal

Modo de Preparo:

  1. Refogue o alho no azeite até dourar.
  2. Adicione as folhas e cozinhe até murchar, mas sem perder a cor, demora em média 1 minuto.
  3. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Crédito: iStock

5. Batata

Sempre que for fazer batata, não descasque! A casca contém fibras, ferro, cálcio, potássio, magnésio, vitamina B6 e vitamina C. Ela não modifica o sabor da batata e em algumas receitas até melhoram a preparação deixando elas ainda mais saborosa.

O cuidado que você deve ter antes é lavar bem a casca. Pegue as batatas e deixe de molho em água clorada (1 litro de água + 1 colher de sopa de água sanitária) por 10 minutos, depois lave em água corrente com uma escovinha (que você utiliza somente para lavar legumes). Agora você pode fazer a receita da sua preferencia, utilizando a batata com a casca.

A receita que eu mais gosto é fazer a batata rústica com alecrim no forno, a casca fica crocante e faz toda diferença na receita.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.