Topo
Verônica Laino

Verônica Laino

Categorias

Histórico

Congele estes 4 alimentos e otimize seu tempo na cozinha

Verônica Laino

20/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Alimentar-se de forma saudável pode ser uma tarefa complicada, principalmente com a correria do dia-a-dia. Pensando nisso, hoje venho com algumas dicas de alimentos que você pode congelar e consumir ao longo do mês.

1. Batata

Que tal aproveitar a promoção e comprar muitas batatas? O segredo ao congelar a batata é prepará-la antes. O congelamento dela inteira não é recomendado, pois ela amolece após o congelamento, por isso o recomendado é sempre congelar na forma de purê.

Para isso, lave as batatas, descasque e cozinhe na água com sal por 10 a 15 minutos ou até que você enfie um garfo e ele entre com facilidade. Depois disso é só amassar e adicionar o que você mais gostar. Aqui em casa, como eu tenho intolerância a lactose, nunca tenho leite na minha geladeira, então eu adiciono a própria água do cozimento da batata, sal, noz moscada e manteiga ghee.

Depois de pronto, o seu purê pode ser armazenado em potes por até 2 meses. A dica é congelar em várias porções, já que, uma vez descongelado, você não pode congelar novamente.

2. Beterraba

Crédito: iStock

Ao comprar, prefira sempre as menores, pois elas congelam melhor. Antes de congelar, lave bem com uma escova e descasque (se a beterraba for orgânica, não precisa descascar), coloque na panela de pressão e adicione água até cobrir, tampe a panela e assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 10 minutos.

Depois disso, retire as beterrabas da panela e coloque em uma vasilha com água e gelo, assim elas vão cessar o cozimento. Agora corte em cubos e armazene em sacos próprios para congelamento, por até 6 meses.

3. Arroz

Crédito: iStock

Sobrou arroz do final de semana? Não descarte! É só deixar esfriar, coloque em potes e congele por até 2 meses. Depois de descongelado, você pode simplesmente aquecer e comer ou ainda transforma-lo em um bolinho de arroz e assar. A única coisa que você tem que tomar cuidado é não congelar arroz com molho, pois ele ficará com uma textura esponjosa ao descongelar.

4. Frango

Crédito: iStock

A ideia aqui é comprar de 1 a 2 kg de frango, cozinhar e ter sempre pronto para refeições rápidas. O frango cozido e desfiado pode virar recheio de torta, omelete, tapioca, pode incrementar um molho de tomate, turbinar uma salada e virar até massa de pizza.

Para preparar o frango, coloque na panela de pressão 1 kg de filé de frango cortado em tiras largas, 1 colher de sopa de orégano e 1 litro de água. Cozinhe em fogo alto por 10 minutos (não é preciso esperar pegar a pressão). Tire toda a pressão da panela, abra, escorra toda a água, tampe novamente e agite vigorosamente a panela por 30 segundos, abra e o seu frango já estará todo desfiado.

Eu gosto de congelar em saquinhos, em porções de xícara de frango. Assim seu frango pode ficar congelado por até 4 meses.

Para descongelar os alimentos o ideal é deixar na geladeira por 6 a 12 horas. Se quiser algo mais rápido, basta tirar do congelador e levar direto para a panela.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.

Mais Verônica Laino