Topo
Verônica Laino

Verônica Laino

Categorias

Histórico

5 motivos para você comer a gema do ovo

Verônica Laino

15/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Quando você vai comer ovo, você joga a gema fora e come somente a clara? Hoje eu vou te dar 5 bons motivos para não fazer mais isso.

1. Ajuda quem faz musculação

Segundo pesquisadores da Universidade de Illinois você aumenta a síntese muscular em 40% quando você consome o ovo inteiro em comparação a consumir apenas a clara do ovo. A gema do alimento possui proteínas, nutrientes e componentes alimentares que não estão presentes na clara, por isso acaba fortalecendo mais os músculos, então invista no ovo inteiro que tem matriz alimentar mais completa.

Crédito: iStock

2. Melhora toda a parte cognitiva

A gema do ovo contém omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como a sardinha. O DHA é essencial para melhorar a comunicação neuronal, impedindo a formação de substâncias deletérias para o cérebro, protegendo contra doenças como Alzheimer e Parkinson. Por isso se quer melhorar sua memória invista no ovo inteiro.

3. Fortalece o sistema imunológico

A gema do ovo é rica em carotenoides que atuam como antioxidantes, além disso são convertidos pelo organismo em vitamina A, que é essencial para o desenvolvimento da visão e do crescimento. Os carotenoides ainda auxiliam o corpo a melhorar o sistema imunológico e a reduzir a inflamação, por isso, ajudam a reduzir várias doenças crônicas, incluindo algumas formas de câncer, doenças cardíacas e degeneração ocular.

Crédito: iStock

4. Reduz flacidez e deixa as unhas e cabelos mais fortes

Quer deixar a pele mais bonita e combater a flacidez? Aposte na gema por ser rica em proteínas de alta qualidade, favorece a produção de colágeno que reduz a flacidez. Além disso, por ser rico em complexo B principalmente a biotina ela promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

5. Melhora os níveis de HDL

Infelizmente muitas pessoas ainda tem medo de comer a gema do ovo por medo que que aumenta o colesterol ruim, porém já faz um tempo que a ciência demonstrou que apenas um terço do colesterol da dieta é realmente absorvido. O que os estudos mostram atualmente é que a gema desempenha um papel protetor para o coração, pois melhora os níveis de colesterol HDL, considerado o colesterol bom, aquele bom para as artérias

Por todos estes motivos, da próxima vez que fizer seu ovo, não jogue a gema fora, ok?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.

Verônica Laino