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Verônica Laino

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Lanchinho rico em fibras: pipoca defumada possui antioxidantes

Verônica Laino

2005-02-20T19:04:00

05/02/2019 04h00

Créditos: Leo Avesani

Bateu aquela fome no meio da tarde e você não sabe o que comer? Que tal uma pipoca defumada?

Você sabia que a pipoca pode ser um excelente lanche, pois é feito de grão 100% integral e não processado, possui 15 vezes mais polifenois do que a farinha integral utilizada para fazer pães e biscoitos. Uma xícara de pipoca estourada possui 13% da necessidade de polifenois do dia. Os polifenois são excelentes antioxidantes, que além de prevenir doenças cronicas e cardiovasculares ainda previne o envelhecimento precoce da pele. Já a fibra está presente principalmente na casca, aquela que insiste em ficar entre os nossos dentes, e na parte branca na forma de amido resistente, mas é importante lembrar que as fibras só ajudam no funcionamento do intestino se ingeridas com água, então um bom acompanhamento da pipoca é uma copo grande de água, assim a fibra consegue melhorar os sintomas de intestino preso, além de aumentar a sensação de saciedade.

Pipoca Defumada

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo de azeite de oliva (10g)
  • 2 colheres de sopa de milho para pipoca (33g)
  • 1 colher de chá de páprica doce defumada
  • 1 colher de chá de sal

Créditos: Leo Avesani

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, coloque o azeite e o milho, misture bem.
  2. Assim que o primeiro grão estourar, tampe a panela e a cada 10 segundos, retire a panela do fogo e gire em movimentos circulares por 5 segundos. Repita este processo até que todos os grãos tenham estourado.
  3. Transfira a pipoca para duas tigelas e tempere com a páprica e o sal.
  4. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

Validade: o ideal é consumir assim que ficar pronto para consumir ainda crocante, mas se quiser guardar, pode guardar em um pote fechado por até 3 dias.

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml | 1/2 xícara = 120ml | 1/3 xícara = 80ml | 1/4 xícara = 60ml | 1 colher de sopa = 15ml | 1 colher de sobremesa = 5ml | 1 colher de chá = 2,5ml | 1 colher de café = 1,25ml

Tempo de Preparo: 5 minutos | Rendimento: 2 porções

Informação Nutricional por porção: Valor calórico: 109kcal | Proteína: 1g | Gordura: 6g | Carboidrato: 14g | Fibras: 2g

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.