Topo

Verônica Laino

Quantidade de gordura abdominal está relacionada com vitamina D

Verônica Laino

12/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Qual foi a última vez que você fez exame para avaliar como estão os níveis da sua vitamina D? Ela é essencial a nossa saúde, por isso vale a pena avaliar, preferencialmente após o inverno.

A vitamina D ajuda na calcificação dos ossos, evitando a osteoporose, além de proteger o nosso corpo contra doenças autoimunes, como a artrite reumatoide. Além disso ela também previne demências como Alzheimer.

Agora uma das coisas que ela tem sido alvo de estudo é para a manutenção de um peso saudável e sua deficiência está relacionada a um maior risco de obesidade.

Foi feita uma pesquisa em duas universidades na Holanda em pessoas entre 45 e 65 anos e eles observaram que quanto menor é a quantidade de vitamina D maior era o índice de gordura corporal, principalmente na região abdominal.

O grande problema é que a vitamina D não está presente na maioria dos alimentos, as melhores fontes são o óleo de fígado de bacalhau, alguns tipos de peixe (cavala, salmão e arenque), produtos lácteos, gema de ovo e, em menor quantidade, na sardinha, atum e cogumelo, o que nem sempre faz parte do cardápio do dia a dia do brasileiro.

Crédito: iStock

Por isso temos que aumentar a quantidade de vitamina D com a nossa própria produção, através dos raios ultravioletas da luz solar. O problema é que a nossa produção diminui se utilizamos filtros solares, se estamos em um ambiente muito poluído ou se é inverno, estes fatores reduzem a qualidade e quantidade da produção de vitamina D.

A recomendação é tomar sol, expondo o máximo de pele que conseguir, por pelo menos 15 minutos todos os dias, sem usar protetor solar. Então se você está com aquela barriguinha saliente mesmo fazendo dieta e exercícios, tente mudar um pouco sua rotina para conseguir se expor mais ao sol e incluir os alimentos ricos em vitamina D, assim como avaliar como está sua vitamina D e pensar em uma possível suplementação.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.