Topo

Verônica Laino

Aplicativo ajuda a fazer compras mais saudáveis no mercado: conheça melhor

Verônica Laino

26/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Fazer compras no mercado quando estamos tentado melhorar a alimentação e ser mais saudáveis pode ser um grande desafio, afinal, todos os dias chegam produtos novos na prateleira do mercado e sempre fica aquela dúvida: será que o produto é realmente saudável ou estou sendo vítima do marketing?

Semana passada eu testei um aplicativo que está dando o que falar, o Desrotulando. A versão simples é online e gratuita, e é intitulado como "Saúde em geral". Agora, se quiser, pode pagar U$1,99 por mês ou U$ 19,99 por ano, desta forma você pode escolher até 30 critérios para personalizar o seu perfil como adicionar sua alergia alimentar, se prefere alimentos mais ricos em proteína, evitar corantes, etc.

A princípio eu achei o aplicativo bem fácil de utilizar, você tira uma foto do código de barra do produto e ele lê o rótulo para você, então avalia se o alimento é saudável ou não baseado nos ingredientes que ele tem na sua composição. Isso acaba economizando bastante tempo no mercado, pois assim não precisamos mais ficar lendo ingrediente por ingrediente e ler sobre cada um deles.

Quando o alimento leva uma nota ruim, o aplicativo classifica quais são os ingredientes ruins adicionados, esta é a única hora que você deve ficar atento, pois eu peguei alguns errinhos no aplicativo: eles avaliam a adição de vitaminas e minerais para conservar os alimentos como algo negativo, o que eu não concordo, afinal vitaminas e minerais nosso corpo sabe digerir, metabolizar e ainda tirar proveito, já o adição de conservantes artificiais não.

Esta foi a única coisa ruim que encontrei no app desde que comecei a utilizar, então no geral eu achei muito bom, principalmente para a população em geral.

Dentro do aplicativo você encontra diversas categorias e subcategorias, então se aquele produto que você sempre compra for classificado como ruim, você pode utilizar as categorias para ver alimentos parecidos, porém melhores avaliados e como todos os produtos tem fotos, fica fácil encontrá-los no supermercado. O banco de dados do app conta com mais de 11 mil produtos catalogados.

Agora se o produto que você compra não tem no aplicativo, você pode enviar as informações para a equipe do aplicativo avaliar, eles levam em torno de 3 dias (às vezes um pouco mais) para avaliar. Assim que eles sobem o alimento no aplicativo, eles enviam um email para você.

E aí? Gostaram? Já conheciam este aplicativo?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.