Topo

Verônica Laino

Três momentos em que é preciso colocar mais sal na comida

Verônica Laino

26/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Antes de falar sobre os momentos que nosso corpo precisa de mais sódio é importante saber qual a quantidade ideal por dia. O sal além de dar sabor à comida, tem o poder de realçar o tempero dos outros alimentos usados na receita.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma pessoa adulta deve consumir diariamente 5 gramas de sal (ou 2 gramas de sódio). Essa quantidade equivale a cinco daqueles pacotinhos de 1 grama que são servidos em restaurantes.

No entanto, tem alguns momentos que o seu corpo precisa de uma quantidade maior de sódio, então confira quais são estes momentos e se você deve adicionar um pouco mais de sal na sua comida.

Crédito: iStock

1. Exercício físico intenso

Praticar atividade física por mais de 60 minutos eleva a temperatura do corpo o que faz com que suemos mais, através do suor eliminamos não somente a água, mas também minerais como o sódio. Por isso, é importante reparar se durante o seu treinamento físico você suou muito, em caso positivo você pode e deve adicionar um pouco mais de sal na sua comida, principalmente no pós-treino ou ainda ingerir um isotônico no lugar da água, que já tem uma boa quantidade de sódio.

Isto vai evitar sintomas como queda da concentração, tontura, dor de cabeça e confusão, sintomas muito comuns com a queda de sódio no corpo.

Crédito: iStock

2. Dias com a temperatura muito alta

Dependendo de onde você mora e o local que você trabalha, e preciso ficar atento ao seu suor. Quando nosso corpo esquenta muito pelo calor do ambiente externo é normal o corpo aumentar a sudorese, ele faz isso na tentativa de esfriar o corpo e tentar combater o calor. Então a dica é apostar em lanchinhos levam uma pitada de sal, como uma omelete com queijo meia cura, um salgado de batata-doce com frango desfiado e azeitona ou uma tapioca com sardinha, alcaparra e tomate. Se for lanche rápido pode optar pelas castanhas e oleaginosas assadas e salgadas, outra opção é a água de coco que já hidrata e contém sódio.

Crédito: iStock

3. Pessoas que fazem uso de diuréticos

Muitas vezes o médico precisa prescrever diuréticos e com isso as idas ao banheiro aumentam muito, o problema é que na urina também eliminamos sódio. Por isso é extremamente importante conversar com seu médico para ver qual a recomendação ideal de sódio para você de acordo com o consumo do seu diurético.

E se tiver sintomas de tontura ou dor de cabeça, é sinal que esta reposição de sódio pode não estar funcionando muito bem.

Ah! E é muito importante tomar cuidado com o tipo de sal que está utilizando, pois o sal light possui um teor reduzido de sódio, sendo 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, então vale a pena trocar o sal light pelo normal caso você esteja dentro de algum destes três momentos citados acima.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.