Topo

Verônica Laino

É melhor dormir com fome ou comer de noite?

Verônica Laino

07/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Tem dias que um pouco antes de dormir bate aquela fome, você só pensa em comida… Mas o que fazer neste caso? Dorme com fome ou come e depois vai dormir? O que é mais saudável?

Primeiro temos que pensar: é fome de verdade ou só vontade de comer tranqueira?

Se for vontade de comer tranqueira, é melhor fazer outras coisas que te dão prazer como tomar um banho, ler um livro, assistir uma série, consumir uma xícara de chá, assim você distrai sua mente até a hora de ir dormir, aqui também vale a pena ir dormir mais cedo, assim descansa mais e acorda bem no dia seguinte.

Agora se for fome de verdade não devemos ignorar afinal, a fome faz com que o cérebro se mantenha em estado de alerta o que atrapalha muito a qualidade do nosso sono. Por isso o ideal é escolher uma ceia leve pois um estômago muito cheio também é prejudicial para o sono.

É muito importante tomar cuidado com o que vai consumir antes de dormir. Como cada um tem um objetivo, eu vou sugerir algumas opções para algumas situações, confira:

Crédito: iStock

Se você quer perder peso

Se você busca controlar seu peso o ideal é optar por uma ceia leve, rica em proteína e carboidratos de baixo índice glicêmico como:

  • Opção 1: ovo mexido + mix de folhas
  • Opção 2: tomate recheado atum ou sardinha, temperado com azeite, sal e limão
  • Opção 3: iogurte natural com geleia de morango sem açúcar
  • Opção 4: mix de castanha com fruta seca

Crédito: iStock

Se você quer ganhar massa muscular

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular e você treina pesado aí vale a pena investir em uma ceia mais caprichada com proteína que auxilia na construção muscular e carboidratos para recuperar a energia como:

  • Opção 1: Iogurte natural com fruta picada e mel
  • Opção 2: pão integral com patê de atum
  • Opção 3: crepioca recheada com queijo
  • Opção 4: abacate amassado com whey protein

Percebe que todos podem comer alguma coisa? Basta ajustar qual alimento você deve consumir de acordo com o seu objetivo. Lembre-se que a ideia é matar a fome, mas tente não abusar nas quantidades para não dormir com o estômago muito cheio, ok?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.