Topo

Verônica Laino

5 motivos para adicionar o matcha no seu dia a dia

Verônica Laino

21/05/2019 04h00

Crédito: iStock

Você conhece o matcha? Ele se tornou super popular nos últimos anos e hoje ele é utilizado inclusive para bolos, tortas e biscoitos. O Matcha é da mesma família do chá verde, porém muito mais fácil de se utilizar, já que é um pó feito com as folhas de chá, por isso ele é concentrado no sabor e nos nutrientes.

Hoje eu vou te dar 5 motivos para incluir este chá no seu dia a dia.

1. Rico em cafeína

Se você precisa de uma dose de energia pela manhã, porém não gosta do sabor do café preto, o matcha pode ser uma boa alternativa. Ele contém cerca de três vezes mais cafeína do que outros chás, equivalendo a uma xícara pequena da café coado. Para fazer o chá é super simples, basta aquecer uma xícara pequena de água a 70C, adicionar ½ colher de chá de matcha e misture rapidamente para diluir o chá!

Crédito: iStock

2. Reduz o envelhecimento precoce

O matcha contém um tipo de antioxidante chamado catequina que é do grupo dos polifenóis. Os antioxidantes são essenciais no combate ao envelhecimento da pele pois neutralizam os radicais livres. São eles que oxidam as células, danificando-as e formando rugas e linhas de expressão.

3. Alivia o estresse

O matcha contém L-theanine que é um aminoácido que ajuda a reduzir o estresse. Uma outra coisa que foi observado em um estudo de 2016 é que as pessoas que trocaram a xícara de café pelo matcha sentiram um estado de alerta suave sem aquele 'choque de cafeína' o que foi muito eficaz para aqueles indivíduos com alta ansiedade.

Crédito: iStock

4. Bom para estudantes

Para quem está precisando de uma força extra na concentração o matcha pode ser uma boa pedida! Em 2017 um estudo observou que ao consumir uma xícara de macha, a atenção aumentou e a velocidade de processar a informação foi mais rápida. Isso se devido a L-teanina, um polifenol importante chamado epigalocatequina galato (EGCG) e cafeína.

5. Ajuda a melhorar o colesterol

Ao consumir o matcha observamos uma redução do colesterol ruim (chamado de LDL), isso se dá graças as catequinas estão associadas com o baixo risco de doenças

cardiovasculares, principalmente o EGCG, que ajuda a prevenir a oxidação de LDL.

Um estudo de 2016 envolvendo 1.075 mulheres observou que o consumo de de EGCG apresentou redução de 2,1% do colesterol total e 4,1% do colesterol LDL.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.