Topo

Verônica Laino

Como não ganhar tanto peso no Natal e festas de fim de ano

Verônica Laino

24/12/2019 04h00

Crédito: iStock

Chegamos na época do ano que muitas pessoas consideram a época mais difícil para manter o peso e quase impossível para emagrecer. Se você é do tipo que só consegue pensar nas comidas destas confraternizações, calma que eu vou te ajudar a aproveitar todos os eventos sem ganhar peso, ou pelo menos, ganhar muito pouco.

A primeira coisa que temos que lembrar é que você lutou o ano todo para se alimentar melhor, se exercitar frequentemente e ver mudanças positivas no seu corpo, não vai ser agora que vai jogar tudo isso para o alto não é mesmo?

Então vem comigo, uma passo de cada vez e você vai ver que é mais fácil do que você imagina!

1. Aumente seu gasto energético

Para você ter direito a algumas calorias extras o ideal é se exercitar. Se estiver com pouco tempo, um HIIT (treino curto de alta intensidade) é o mais indicado, assim não tem desculpa para fazer. Agora se já estiver de recesso, aproveite o tempo extra e vai fazer algo ao ar livre, sai para andar de bicicleta ou caminhar, junte as crianças e brinque, jogue bola, o importante é mexer o corpo e gastar calorias, quanto mais ativo seu dia for, mais calorias você vai queimar.

Se você for viajar, não esqueça de colocar uma roupa de ginástica e um tênis na mala, assim consegue se exercitar mesmo fora da rotina.

Para não rolar aquela preguiça, acorda e já faz o exercício, isso é bom pois você tende a fazer melhores escolhas alimentares ao longo do dia e também acelera seu metabolismo logo cedo.

Crédito: iStock

2. Pense um dia por vez

Nada de pensar que já que tem 3 confraternizações nesta semana, então já está tudo perdido e que você vai chutar o balde. Tente planejar um dia por vez: antes de dormir, foque apenas nos eventos que você vai ter no dia seguinte.

Quais vão ser os momentos que você vai estar reunido com os amigos e família e que envolvem comida? Então separe as refeições: naquelas que você vai fazer sozinho economize, ou seja, consuma alimentos que dão sensação de saciedade, porém com um valor energético menor.

No café da manhã, por exemplo, você pode consumir apenas um ou dois ovos mexidos e consumir uma xícara de café preto sem açúcar.

No almoço e no jantar, você deve optar apenas por uma salada crua e um grelhado magro como peixe ou filé de frango.

Assim você vai economizar as calorias nas refeições que estiver sozinho e terá estas calorias extras para o seu evento. A ideia é que no total do dia, você não extrapole nas calorias, já que balanceou as suas refeições.

3. Nada de fazer greve de fome

Hoje em dia o jejum intermitente tem sido muito divulgado, porém se você nunca conversou com seu nutricionista a respeito e não está acostumado a fazer jejum, esta época do ano não é a melhor para experimentar esta estratégia.

Isso porque se você pular uma refeição, vai ficar com muita fome, e o que a gente faz quando está com muita fome e chega em um local onde a oferta de alimentos deliciosos é enorme? A gente sai comendo igual uns desesperados, perdendo completamente o controle sob a comida.

Então se você não faz jejum com frequência, não inicie este hábito no momento onde a oferta de comida é maior. Foque em economizar calorias como falei acima, mas nunca pule a refeição.

Crédito: iStock

4. Você é da bebida, do salgado ou do doce?

Em festas e confraternizações é muito comum ter abundância de bebida, comida e sobremesa, então cuidado! Vamos colocar em um ranking qual você prefere.

Liste na ordem que mais gosta e não vale ter empate. Aquele que ficou por último não vai ter vez neste evento, o que ficou em primeiro lugar vai ser consumido em maior quantidade que o segundo lugar. Vou dar alguns exemplos para você entender.

Se a sua escolha é doce em primeiro lugar, comida em segundo lugar e bebida por último, você deve se comportar de seguinte maneira: para beber apenas água ou água aromatizada; o prato principal deve ser pequeno e de preferência sem carboidratos, foque na salada e nas carnes, porém sem abusar na quantidade e nada de repetir; quando chegar a sobremesa escolha no máximo 2 opções ou repita aquela que você mais gosta.

Agora se a sua escolha é bebida em primeiro lugar, comida em segundo lugar e sobremesa por último, você deve se comportar de seguinte maneira: lembre-se que bebida tem bastante caloria, seja ela bebida alcoólica ou refrigerante, você deve limitar para no máximo 3 doses; o prato principal deve ser pequeno e de preferência sem carboidratos, foque na salada e nas carnes, porém sem abusar na quantidade e nada de repetir; quando chegar a sobremesa você pula e vai direto para o cafezinho.

Percebe que você não precisa deixar de consumir os alimentos que mais ama, basta você dosar a quantidade e deixar de lado aqueles que não são sua prioridade.

5. Nada de engolir a comida sem saborear

Muitas vezes quando vamos em festas queremos fazer tudo ao mesmo tempo: comer e confraternizar. O problema é que com isso não prestamos atenção naquilo que levamos a boca e muitas vezes abusamos na quantidade.

Para que isso não aconteça, preste atenção na comida e depois você confraterniza, mastigue bem o alimento, sinta o sabor de cada coisa que você colocar na boca.

Evite ficar beliscando. Se tem vários petiscos na mesa, faça um prato com aqueles que você ama, assim consegue ter noção de quanto vai comer e quando for comer, pare de falar e foque no alimento, mastigue bem, saboreando cada mordida, afinal não tem nada pior do que engordar com algo que você nem lembra que comeu, com algo que você simplesmente enfiou goela abaixo, só porque estava ali na sua frente.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.