Topo

Verônica Laino

5 alimentos que você deve consumir para ter mais energia no Carnaval

Verônica Laino

18/02/2020 04h00

Crédito: iStock

O Carnaval está chegando e com ele vem horas e horas em pé acompanhando os bloquinhos e caindo na folia. Para seu corpo aguentar este período é importante estar preparada com a alimentação correta. Veja 5 alimentos para usar como aliados:

1. Água de coco

A primeira coisa que temos que pensar é uma boa hidratação, afinal o consumo do álcool e o calor excessivo podem levar à desidratação. A sugestão aqui é unir os benefícios da água de coco com o gengibre.

A água de coco hidrata o corpo rapidamente e ainda é rica em eletrólitos que perdemos no suor e na urina, como o potássio, cloretos e magnésio.

Além disso ela ajuda a diminuir o cansaço e combate a ressaca, melhorando sintomas como dor de cabeça, fadiga, mal-estar, sede, tontura e náuseas.

2. Salmão e sardinha

Os alimentos da semana do Carnaval devem ser leves para não gerar a sensação de estômago pesado. Invista no salmão ou sardinha que são ricos em ômega 3 fundamental para a manutenção da memória e a capacidade de concentração. Por serem proteínas fáceis de serem digeridas são uma excelente opção para incluir na hora do almoço, garantindo um bom funcionamento do corpo e do cérebro durante as festas de Carnaval.

Eles podem fazer parte de uma refeição completa com arroz ou tubérculos acompanhado de uma bela salada; agora se o foco é praticidade, dá para fazer um patê, adicionar uma cenoura ralada e montar um sanduíche no pão integral.

Outra pedida é fazer um boa salada, com um mix de folha, tomate, pepino, o peixe cozido e em pedaços, milho para dar energia e um fio de azeite para temperar.

Crédito: iStock

3. Gengibre

Uma rodela grossa é suficiente para garantir pique na folia. Pode ser consumido de várias formas, ralado em cima da salada ou da comida; em pedacinhos dentro da garrafa de água ou até mesmo na forma de balas e cristais de gengibre, que dá para levar no bolso e ir consumindo ao longo do dia. Outra opção é bater o gengibre com a água de coco e servir no copo de gelo, um pouco de limão também dá aquele sabor especial.

O gengibre contém ativos que elevam a temperatura corporal, intensificando a atividade celular, ou seja, você acaba tento uma oferta de energia maior.

4. Manjericão

Além de aroma incrível e um sabor delicioso ele cai muito bem na água aromatizada. Antes de sair de casa, pegue uma garrafa de água e coloque um punhado de folhas de manjericão picadas. Consumir esta água enquanto cai na folia é excelente, pois ele impulsiona a circulação sanguínea, oxigenando melhor o cérebro. Além disso, possui magnésio, que melhora o funcionamento do sistema nervoso aumentando a concentração e a atenção.

Crédito: iStock

5. Ovo

O nosso bom e conhecido ovo! Uma proteína barata que dá sensação de saciedade e que ainda vai te ajudar a blindar seu corpo contra o efeito do álcool. A dica é chegar e preparar uma refeição com ovo –pode ser cozido, mexido, pochê, enfim, da maneira que você mais gostar. O ovo é rico em cisteína, que contém glutationa, capaz de ajudar o corpo a eliminar os efeitos colaterais do álcool no nosso corpo.

Além disso, na gema do ovo temos colina que contribui para a formação de novos neurônios, e substâncias antioxidantes, como as vitaminas A, D, E e K, selênio, magnésio, zinco, ferro, cálcio e manganês que ajudam a combater o envelhecimento precoce das células.

E lembre-se: álcool faz parte, ficar bêbado não!

Para muitas pessoas não existe Carnaval sem bebida alcoólica, então, se esse é o seu caso, leve a sério a frase: beba com moderação. Durante a folia, intercale a sua bebida alcoólica com água, assim você não desidrata e consegue controlar melhor a quantidade, evitando que fique bêbado. Lembre-se que álcool é caloria vazia –ou seja, tudo o que você consumir e não queimar dançando será acumulado como gordura localizada. Em média, você precisa dançar de forma intensa por 17 minutos para queimar uma lata de cerveja, 38 minutos para queimar uma caipirinha e 48 minutos para queimar uma dose de uísque.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.