Topo

Verônica Laino

Faça um ovo de Páscoa crocante em casa com chocolate 70%

Verônica Laino

07/04/2020 04h00

Créditos: Leo Avesani

A páscoa está chegando e com ela os ovos de páscoa estão em alta. Se você quer presentear amigos e familiares com ovos, porém está com o dinheiro contado, hoje eu vou te ensinar como é fácil fazer ovo de páscoa em casa. Tem alguns segredinhos que você precisa fazer para que o seu chocolate não derreta com facilidade, este processo se chama de temperagem. Esta palavra vem de temperatura e não tempero, viu? A forma que vou ensinar aqui é a caseira, indicada para presentear e não vender ok?

Eu fiz esta receita usando o chocolate 70% para ser saudável, mas esta receita dá certo com qualquer tipo de chocolate. Eu utilizei castanhas para fazer um ovo crocante, mas você pode utilizar frutas secas, sementes ou fazer somente de chocolate.

Ovo de Páscoa Crocante

Tempo de Preparo: 45 minutos | Rendimento: 1 ovo de 200g

Ingredientes:

150 g de chocolate amargo 70%

1/3 de xícara de castanha picada (50 g) – você pode utilizar amendoim, amêndoa, avelã, castanha-de-caju, castanha-do-Pará, nozes e pistache.

2 formas de ovo de páscoa para 200 g

Créditos: Leo Avesani

Modo de Preparo:

  1. Pegue 100 g de chocolate e pique bem com uma faca.
  2. Adicione metade do chocolate em uma tigela e leve ao micro-ondas por 60 segundos, mexendo com uma colher na metade do tempo, devolva para o micro-ondas por mais 15 segundos e então misture bem.
  3. Pique o restante do chocolate (50 g) e adicione ao chocolate derretido, agora mexa vigorosamente até derreter o chocolate por completo e que fique bem brilhante. Este é o processo de temperagem, pois ao adicionar o chocolate picado no chocolate derretido você vai reduzir rapidamente a temperatura do chocolate.
  4. Adicione as castanhas picadas e misture bem.
  5. Pegue a forma para ovo, segurando sempre pelas laterais, adicione metade do chocolate e espalhe bem utilizando a parte de trás da colher. Repita este mesmo processo com a segunda forma.
  6. Com uma espátula, raspe as bordas do ovo para não ficar nenhuma apara. Pegue um tábua, cubra com papel manteiga ou plástico filme, coloque o ovo com a cavidade voltada para baixo e leve a geladeira por 1 hora.
  7. Nesta etapa é importe utilizar luvas descartáveis ou saquinhos próprios para congelar alimentos para não deixar sua impressão digital na casca do ovo. Retire o ovo da geladeira, coloque em cima de uma tábua com a cavidade voltada para baixo, Dê uma leve torcida nas laterais da forma para seu ovo desgrudar. Repita este mesmo processo com a segunda forma.
  8. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

Dica: uma outra opção caso você não tenha a forma para ovo de páscoa é utilizar forminhas de gelo de silicone ou até mesmo forminhas de cupcake de silicone e fazer bombons. Outra ideia é usar copinhos descartáveis, aqueles pequenos que é utilizado para tomar café. Se for presentear, coloque os bombons em um saquinho, faça um laço bonito e escreva um cartão bem carinhoso.

Se você tiver crianças em casa, a dica é fazer os bombons e embrulhar eles separadamente no papel alumínio. Espalhe os bombons pela casa e faça uma caça ao tesouro e no final você pode servir um bolo ou um prato que eles gostam no lugar do ovo de páscoa.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.