PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

Hipertensão: o que devemos comer e o que deve ser evitado

Verônica Laino

12/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Você sofre com hipertensão? Saiba que você não está só! Cerca de 10% dos brasileiros estão com a pressão alterada e fazem tratamento para adequá-la.

Não existe cura para a doença, mas sabemos que a mudança dos hábitos e estilo de vida é importante para controlar a pressão e evitar os riscos do surgimento de problemas cardiovasculares como infarto e derrame.

Ao mudar a forma como você se alimenta e se exercita, a sua pressão fica mais controlada, assim o médico consegue ajustar a dose do seu remédio e em alguns casos, consegue até retirar o remédio.

Pensando na alimentação, existem alguns alimentos que podemos incluir na nossa rotina que vão ajudar a controlar melhor nossa pressão, são eles:

Crédito: iStock

Camomila

O chá de camomila é muito interessante para pessoas ansiosas, principalmente neste momento que estamos vivendo, com tantas incertezas, é normal se sentir mais ansioso ao longo do dia, ou próximo do horário de ir dormir. A ansiedade tende a aumentar nossa pressão, por isso incluir o chá é uma ótima pedida.

Para fazer o chá basta acrescentar uma colher de sopa de chá de camomila em 300 ml de água fervente e abafar por 10 minutos. Depois disso, coa e sirva.

Que preferir consumir a bebida gelada, uma sugestão é fazer o chá e quando estiver pronto, transfira para o copo do liquidificador, adicione 1/2 limão com casca (porém sem semente), 2 xícaras de gelo e bata por 1 minuto. Depois disso, coe e sirva em seguida.

Potássio

Alimentos ricos em potássio ajudam muito no controle da pressão, por isso vale a pena investir em pelo menos um destes itens por dia: banana, manga, milho, tomate, mandioquinha, romã, beterraba, chuchu ou mamão.

Créditos: Leo Avesani

A banana você pode fazer uma cocada que fica uma delícia (foto acima)! No mixer ou no liquidificador coloque 300 ml de leite de coco, 3 bananas pequenas bem maduras e bata até ficar homogêneo. Depois adicione 1 e 1/3 xícara de coco em flocos desidratado e 2 colheres de sopa de semente de chia, misture bem com uma colher. Agora pegue uma forma para cupcake, forre com forminhas de silicone ou unte com óleo de coco, coloque 50ml em cada forminha (rende 12 cocadas), leve para assar em forno pré-aquecido a 200C por 40 minutos. Espere esfriar antes de desenformar. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

O milho poder ser consumido na forma de pipoca, desde que seja feita com pouca gordura e sempre uma gordura boa. Uma sugestão seria uma pipoca defumada, que substituímos o sal por páprica. Em uma panela, coloque uma colher de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de milho para pipoca e misture bem. Assim que o primeiro grão estourar, tampe a panela e a cada 10 segundos, retire a panela do fogo e gire em movimentos circulares por 5 segundos. Repita este processo até que todos os grãos tenham estourado. Transfira a pipoca para duas tigelas e tempere com uma colher de chá de páprica doce defumada. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

A beterraba pode ser inserida em um suco pela manhã ou como lancha da tarde. Basta descascar meia cenoura e meia beterraba pequena, depois corte em pedaços. Descasque uma laranja, corte em 4 partes e descarte as sementes. Bata até liquidificar todos os ingredientes. Beba sem coar. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

O mamão pode ser uma boa pedida para quem sofre com o intestino preso. Um suco logo pela manhã ao acordar seria perfeito! Para fazer o suco, na noite anterior, coloque três ameixas sem caroço dentro de um copo, adicione 300 ml de água e deixe de molho por pelo menos 8 horas. Pela manhã, coloque no copo do liquidificador a ameixa com a água que ela ficou de molho, adicione meio mamão papaia e uma colher de sopa de farinha de linhaça. Bata até ficar homogêneo. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Fibras

As fibras ajudam na regulação dos níveis de insulina no sangue, o que mantém os vasos relaxados, contribuindo assim, para um controle melhor da pressão. As fibras estão presentes nas folhas, como couve, espinafre, folhas e talos do brócolis, além dos grão integrais como arroz integral e aveia.

Créditos: Verônica Laino

Uma boa ideia é cozinhar o grão integral com um vegetal folhoso, assim já inclui bastante fibra em uma única receita. O arroz com brócolis é fácil e saboroso. Para fazer você vai precisar separar as folhas e os talos do brócolis ramoso, pique bem pequeno, até ficar do tamanho do grão de arroz cozido. Em uma panela, coloque uma colher de sopa de azeite de oliva e meia cebola picada, deixe refogar por 2 minutos. Adicione dois dentes de alho picado e refogue por 1 minuto, acrescente o brócolis picado e deixe refogar por 1 minuto. Reserve. Em uma panela pequena, limpa e completamente seca, coloque 1/2 xícara de arroz integral e em fogo alto, deixe torrar por 2 a 3 minutos, ou até começar a ouvir alguns estalos, mexa sempre para não queimar o arroz, esta etapa é importante para o seu arroz cozinhar mais rápido e ficar soltinho. Agora acrescente duas xícaras de água, uma colher de café de sal e o brócolis refogado, misture bem, diminua o fogo e deixe cozinhar em panela semi-tampada por 20 minutos ou até que seque completamente a água. E é isso, sua receita tá pronta! Bom apetite!

Gorduras boas

As gorduras boas vem principalmente das castanhas, sementes, azeite de oliva e abacate. Ricos em gordura mono e poli-insaturadas, são benéficas para o organismo pois reduzem o colesterol ruim, regula os níveis de insulina no sangue e ainda protege o coração.

Créditos: Leo Avesani

Uma coisa que eu adoro fazer é patê de abacate para substituir a maionese dos lanches e para incrementar a salada. Você vai precisar de um limão e com um ralador pequeno, raspe a casca do limão tomando cuidado para não raspar a parte branca da casca, depois corte o limão ao meio e esprema apenas metade. Pegue um dente de alho e descasque. No processador, adicione um abacate pequeno maduro, o suco do limão, as raspas do limão, o azeite, uma colher de sobremesa de mostarda e o dente de alho. Bata até ficar cremoso. E é isso, sua receita tá pronta! Bom apetite!

Alimentos para ficar alerta

Agora temos que tomar cuidado para não abusar em alguns alimentos que pioram a hipertensão como café preto, chá preto, chá verde e chá vermelho, alimentos industrializados ultraprocessados como salgadinhos, embutidos, hambúrgueres e nuggets. Estes itens devem aparecer raramente no cardápio do hipertenso.

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.

Verônica Laino