Topo

Verônica Laino

Abusou no açúcar? Confira estes passos para contornar a situação

Verônica Laino

26/05/2020 04h00

Crédito: Istock

É cada vez mais comum o abuso na comida para aliviar as emoções, porém muitas pessoas estão entrando em um círculo vicioso, ou seja, abusam nos doces, se sentem culpadas e descontam ainda mais na comida, se sentindo quase sem saída. Por isso hoje vou te ajudar a tomar rédeas da situação e como praticar boas atitudes para minimizar este circulo vicioso.

Proteína e fibras

É muito importante consumir sempre que quiser consumir um doce, incluir na mesma refeição alguma fonte de fibra ou proteína. Ambos são capazes de reduzir o ritmo da absorção do açúcar pelo organismo.

Quando absorvemos o açúcar de forma lenta e gradual, não ocorre a queda brusca da glicose no sangue, que o grande culpado para a compulsão por mais doces e carboidratos.

Boas fontes de fibras são os legumes e verduras, preferencialmente crus. Já as proteínas boas fontes são: ovo, frango, peixe, lombo ou carne bovina.

Por exemplo, se você está com vontade de comer um doce no horário do jantar, prefira jantar algo leve para depois poder comer uma porção controlada da sobremesa.

Créditos: Leo Avesani

Uma boa dica é a pizza de omelete, rica em proteína e pobre em carboidrato.

Para fazer a pizza é bem fácil. Em uma tigela, quebre dois ovos, adicione 1 colher de sopa de farinha de linhaça e uma pitada de sal, bata com um garfo por 1 minuto. Unte uma frigideira comum fio de azeite, despeje o ovo batido, tampe e cozinhe em fogo baixo por 4 minutos.

Enquanto o omelete cozinha, fatie 5 tomates cereja. Depois destes 4 minutos, retire a frigideira do fogo, destampe a panela, vire o omelete com uma espátula.

Espalhe 2 colheres de sopa de molho de tomate pelo omelete, cubra com 3 fatias de queijo, coloque as rodelas de tomate e finalize com uma pitada de orégano.

Tampe a  frigideira e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Exercício Físico

Quando abusamos no doce, no açúcar, na sobremesa ou até mesmo no carboidrato refinado como pães, biscoitos e massas o corpo tem duas formas de lidar com este excesso. O primeiro é utilizar como fonte de energia para uma atividade física e o outro é estocar como fonte de gordura localizada.

Por isso vale a pena intensificar o treino ou quem sabe se esforçar para sair do sedentarismo, no dia que for incluir uma sobremesa no cardápio. A idéia aqui é que uma parte deste carboidrato consumido seja utilizado como fonte de energia.

Porém vale lembrar que não adianta comer um bolo inteiro e achar que vai ser capaz de queimar isso com o exercício, pois isso não é saudável e pode desencadear outros tipos de problemas.

O foco aqui é sempre controlar a porção do doce e utilizar uma parte dele no treino para evitar o acumulo excessivo de gordura corporal.

Outro ponto positivo do exercício físico é que sua prática libera endorfina, o hormônio do bem estar que ajuda a controlar o stress e a ansiedade. Exercícios como a ioga e o alongamento controlam o nervosismo e faz com que a voracidade por doce diminua.

Probióticos

Estudos revelam que uma microbiota intestinal ruim aumenta a voracidade por doces, por isso, é muito importante observar como está a saúde do seu intestino.

O consumo diário de probióticos faz com que a flora intestinal se mantenha saudável, reduzindo estes ataques repentinos pelos doces.

Além disso, bactérias ruins se alimentam deste excesso de açúcar, se tornando mais fortes e matando nossas bactérias boas, fazendo com que a nossa necessidade por alimentos ricos em probióticos fique ainda mais elevada.

Os alimentos ricos em probioticos são os iogurtes fermentados que encontramos na prateleira dos supermercados, a kombucha (que é o chá fermentado), o kefir (de leite ou de água), o kimchi (vegetais com molho apimentado), o chucrute (conserva de repolho) e o rejuvelac – líquido obtido a partir da fermentação de grãos (trigo, aveia, cevada) para a produção de queijo vegano.

Os probióticos devem ser consumidos diariamente, porém apenas uma vez por dia é o suficiente e o ideal é escolher apenas um dos alimentos citados para consumir e não adicionar todos ao mesmo tempo no seu dia. Uma boa estratégia é alternar os alimentos, assim garante um consumo variado de probióticos ao longo do mês.

Uma sugestão é incluir o kefir em uma salada, por exemplo. Assim não precisa ser consumido apenas no café da manhã.

Para fazer a salada é bem simples, corte uma maçã em cubos e coloque em um pote com o suco de 1 laranja, deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, descasque e rale uma cenoura na parte grossa do ralador, empilhe 6 folhas de acelga e corte fininho, pique um punhado de salsinha.

Em um pote, coloque a acelga fatiada, a cenoura ralada, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá sal, 1 xícara de kefir e a salsinha, misture bem até que tudo fique envolvido pelo kefir. Agora despeje a maçã picada com o suco da laranja e misture novamente.

Leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos para servir geladinho. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

Prepare doces saudáveis

Uma coisa é fato: quanto mais doce você come, maior é a vontade de continuar abusando do açúcar. Por isso uma saída é ao invés de se proibir de comer uma sobremesa, dê preferência a um doce mais saudável, que você consegue fazer em casa e com ingredientes do bem.

Outra dica é sempre que estiver com vontade de comer um doce, substitua por uma fruta, pois ela tem o sabor adocicado e faz super bem para sua saúde.

Que tal tentar unir os dois mundos? Tente fazer um doce usando apenas fruta, sem adicionar açúcar.

Experimenta esta trufa gelada que é super fácil de fazer! Amasse meio abacate e uma banana nanica bem madura com o garfo. Em uma tigela de vidro ou porcelana coloque 50g de chocolate amargo e derreta em banho maria ou leve ao micro-ondas por 45 segundos. Misture bem o chocolate até que ele fique 100% derretido e bem cremoso.

Despeje o abacate amassado com a banana e misture bem. Tampe o pote e leve ao congelador por 1 hora para que a mistura fique bem firme.

Depois de uma hora, retire a trufa do congelador e porcione uma colher de sopa da massa, e então, passe essa massa para outra colher pequena e vai fazendo isso até fazer um formato que lembre uma bolinha (como a massa é delicada não dá para enrolar como se fosse brigadeiro). Coloque esta "bolinha" no cacau em pó e então você vai conseguir enrolar e molda-la.

Repita este processo até obter 10 trufas. E é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.