Topo

Verônica Laino

Almondega fit assada: como fazer e congelar por 3 meses

Verônica Laino

02/06/2020 04h00

Crédito: Leo Avesani

Esta receita de almôndega vai facilitar seu dia a dia na cozinha e salvar muitas das suas refeições. Ela é fácil de fazer, pode ficar congelada por até três meses e pode ser consumida de várias maneiras.

A ideia é congelar a almôndega pré-pronta, da mesma forma que encontramos no mercado –só que a nossa tem a vantagem de não ter adição de conservantes e produtos químicos. Desta forma, você tem uma comida saudável pronta para ser consumida a qualquer momento.

Para descongelar, basta tirar suas almôndegas do congelador e colocá-las sem deixar descongelar em uma forma e assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por 10 minutos. Depois você pode consumir a almôndega como a proteína da refeição principal acompanhada de arroz com feijão e uma salada, ou como um petisco para beliscar à noite no seu happy hour acompanhada cubinhos de queijo temperado e azeitonas.

Outra opção é retirar as almôndegas congeladas e colocar dentro de uma panela com molho de tomate e ferver por 10 minutos, depois você pode comer com macarrão integral ou espaguete de abobrinha para uma refeição low carb.

Almôndega Assada

Ingredientes:

  • 1 kg de patinho moído
  • 1 cebola (205 g)
  • 3 dentes de alho (17 g)
  • 1 colher de sopa de mostarda (17g)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de semente funcho ou erva-doce

Crédito: Leo Avesani

Modo de Preparo:

  1. Pique a cebola e o dente de alho em cubinhos bem pequenos (se preferir, bata no processador até formar uma pasta).
  2. Em uma tigela, coloque a carne moída, a cebola e o alho picados, a mostarda, o sal e o funcho.
  3. Misture com uma espátula até que fique uma massa uniforme. Hora de modelar as almôndegas, com a ajuda de uma colher de sobremesa pegue um pouco da carne temperada, enrole formando uma bolinha.
  4. Coloque as bolinhas em uma forma untada ou coberta com papel antiaderente ou tapete de silicone, leve para assar em forno pré-aquecido a 205 ºC por 25 minutos.
  5. Espere esfriar e coloque a forma no congelador por 4 horas. Depois retire do congelador, coloque em sacos ou potes próprios para congelamento e guarde por até três meses.

Crédito: Leo Avesani

Tempo de Preparo: 40 minutos | Rendimento: 50 unidades

Validade: 4 dias na geladeira ou congele por até 3 meses.

Informação Nutricional por unidade: Valor calórico: 28,5 kcal | Proteína: 4,5 g | Gordura: 0,9 g | Carboidrato: 0,5 g | Fibras: 0,1 g

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.