Quatro ideias para reduzir as calorias do seu chocolate quente
Verônica Laino
31/07/2018 04h00
Crédito: iStock
Quem está em busca de uma alimentação saudável e quer reduzir alguns quilinhos sempre tenta ficar longe dos alimentos calóricos e que não trazem benefícios para o corpo não é mesmo? Porém, muitas pessoas esquecem de prestar atenção nas bebidas, que muitas vezes podem ser tremendas bombas calóricas, cheias de açúcar e algumas até com gordura hidrogenada.
Então, hoje eu vou mostrar como você pode incluir o chocolate quente no seu dia a dia, sem prejudicar seu processo de emagrecimento. Afinal de contas, uma receita clássica como essa pode conter 400 calorias e 43 gramas de açúcar em uma única xícara –para vocês terem noção, uma lata de refrigerante contém 36 gramas de açúcar.
Para reduzir as calorias do chocolate quente, temos que atingir a mesma consistência cremosa e o sabor doce. Para isso, temos quatro aliados! Lembrando que você pode substituir o leite integral por uma bebida vegetal, caso tenha alergia à proteína do leite ou não consuma leite de vaca. Se tiver intolerância à lactose, pode utilizar o leite integral sem lactose.
Crédito: iStock
1. Biomassa de Banana Verde
Como o próprio nome já diz, ela é uma massa feita com a banana ainda verde, que, por um choque térmico, gera um amido resistente reconhecido como se fosse uma fibra pelo organismo. Ao adicionarmos a biomassa à receita, damos cremosidade e uma sensação de saciedade, já que será absorvida de forma lenta e gradual.
O chocolate quente com biomassa é bem simples, basta bater no liquidificador os ingredientes e depois passar o conteúdo para uma panela e aquecer. Rende uma xícara, fica supercremoso e tem apenas 170 kcal.
- ½ xícara de leite integral pasteurizado
- ½ xícara de água
- 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
- 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de sopa de açúcar demerara ou mascavo
- 1 pitada de noz moscada
- 1 pitada de canela
2. Amido de Milho
Sim, amido de milho é um carboidrato refinado, porém uma pequena quantidade faz uma diferença incrível no chocolate quente!
Para fazer a receita, basta bater os ingredientes no liquidificador ou em uma coqueteleira e depois passar o conteúdo para uma panela e aquecer até levantar fervura. Rende uma xícara e tem apenas 130 kcal.
- ½ xícara de leite integral pasteurizado
- ½ xícara de água
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de sobremesa de açúcar demerara ou mascavo
- 1 pitada de canela
Crédito: iStock
3. Psyllium
O psyllium é a casca retirada das sementes de uma planta, rica em fibras solúveis e insolúveis. Em contato com a água, vira uma substância gelatinosa e se expande. O resultado é que, além de deixar você mais saciado, ele vai deixar seu chocolate quente ultracremoso.
Para fazer a receita, bata todos os ingredientes em uma coqueteleira ou no liquidificador e aqueça no micro-ondas por 90 segundos (ou, se preferir, em uma panela no fogão). Rende duas xícaras. O ideal é fazer e consumir, pois o psyllium adquire uma consistência gelatinosa com o tempo. Cada xícara tem apenas 165 kcal
- 1 xícara de leite integral pasteurizado
- 1 xícara de água
- 2 colheres de sobremesa de cacau em pó 100%
- 1 colher de sobremesa de stévia ou xylitol (ou substitua por 2 colheres de sobremesa de açúcar demerara)
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de chá de psyllium husk
- 1 colher de sopa de chocolate amargo picado
4. Especiarias
Uma forma de tornar seu chocolate quente saudável é utilizar especiarias que deixam a bebida termogênica e muito saborosa. Claro que é uma versão diferente do chocolate quente tradicional, mas fica uma delícia!
Para fazer a receita, você deve ferver os seguintes ingredientes:
- ½ xícara de leite integral pasteurizado
- ½ xícara de água
- 3 rodelas de gengibre
- 1 canela em pau
- 3 cravos
- 1 semente de cardamomo
Depois que levantar fervura, coe todo o conteúdo em uma xícara com 30 gramas de chocolate amargo picado e misture até o chocolate derreter. Rende uma xícara e tem apenas 230 calorias.
Sobre o autor
Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.
Sobre o blog
Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.