Topo

Como armazenar os alimentos para eles durarem mais tempo

Verônica Laino

12/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Hoje em dia cada ida ao mercado é aquele susto na hora que passamos no caixa, o valores das compras estão ficando cada vez mais altos. Então para não ter desperdício é importante que a gente tenha cuidados específicos na hora de armazenar nossos alimentos e desta forma preservar o sabor, além de protege-los de fungos e bactérias.

Verduras

As verduras são todas as folhas como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, etc, por possuírem muita água em sua composição, com o tempo elas acabam perdendo este líquido e ficam murchas.

Para evitar isso é importante chegar em casa, higienizar as folhas em água clorada, seca-las bem e guarde em um pote na parte baixa da geladeira. Tome cuidado que se a geladeira estiver muito forte, as folhas acabam queimando com o frio.

Desta forma, suas folhas vão durar até uma semana na geladeira, sem ficarem murchas e meladas.

Crédito: iStock

Legumes e tubérculos

Aqui vai muito de acordo com a cidade onde você mora, pois a princípio muitos legumes não precisam ir para geladeira, eles podem ficar a temperatura ambiente, no entanto, os estudos consideram a temperatura ambiente entre 25 e 28C, por isso, quando você lê qualquer recomendação que diz para deixar a temperatura ambiente, você tem que levar em consideração qual a temperatura média da sua cidade.

Então alimentos como batata, batata doce, inhame, cará, tomate, cebola e alho devem ser mantidos a temperatura ambiente, já os demais legumes e tubérculos como cenoura, mandioquinha (batata baroa) pepino, brócolis e chuchu, por exemplo, devem ser guardados nas gavetas da parte debaixo da geladeira.

Crédito: iStock

Frutas

Como regra geral, as frutas devem ficar na fruteira a temperatura ambiente e assim que estiverem maduras, você deve transferi-las para a geladeira, exceto a banana que sofre danos com o frio e fica com manchas pretas.

Depois de cortadas, você pode armazenar em um pote fechado por até 4 dias na geladeira ou se preferir pode congelar por até 60 dias. As frutas congeladas ficam boas para fazer sucos, vitaminas, sorvetes e geleia.

Raw fresh fish for Sale at the Supermarket

Carnes

As carnes, independente de qual seja: bovina, suína, ave ou peixe, são altamente perecíveis e podem ser guardadas cruas por no máximo 48 horas na geladeira. Lembrando que o tempo que ela ficou no açougue também deve ser levado em consideração, por isso olhe sempre quando a carne foi etiquetada. Se tiver comprado a carne congelada, ela deve ir direto para o congelador.

A maneira segura de descongelar as carnes é tirar do congelador e deixar na geladeira por 12 a 24 horas, assim não correm risco de contaminação ao descongelar.

Já as carnes prontas, elas podem ficar até 4 dias na geladeira ou serem congeladas por 2 meses. Depois você terminar de preparar a refeição sempre faça a pergunta: vou conseguir toda esta comida pelos próximos 4 dias? Se a resposta for não ou não sei, já pega metade e congela, assim não corre o risco de perder esta carne.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como armazenar os alimentos para eles durarem mais tempo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.