Topo

O que fazer com o chocolate que sobrou da Páscoa?

Verônica Laino

23/04/2019 04h00

Crédito: iStock

A Páscoa passou e sua casa está cheia de chocolate? Calma! Hoje vou te ensinar como consumir este chocolate sem atrapalhar a sua dieta.

O que nunca devemos fazer é comer tudo de uma vez, o consumo de até 30 g de chocolate amargo ou 20 g de chocolate ao leite não vai atrapalhar todo seu resultado, agora comer todo o chocolate de uma só vez somente para se "livrar" dele vai atrapalhar muito seu progresso.

A dica é fazer receitas saudáveis com estes chocolates sempre misturando eles com frutas ou gorduras boas como castanhas ou sementes. Veja algumas ideias:

Outra saída é cortar em pedaços pequenos, colocar dentro de um pote e armazenar no congelador. Na hora de tomar seu café substitua o açúcar do café por um quadradinho de chocolate. A maneira mais gostosa de consumir é dar uma pequena mordida o chocolate e um gole no café, assim o chocolate vai derreter dentro da sua boca e você pode degustar o chocolate lentamente.

Veja algumas ideias:

Crédito: iStock

1. Frutas com Chocolate

Preparar frutas com chocolate é uma ótima opção de sobremesa ou para matar aquela vontade de doce no meio da tarde. Para fazer é muito fácil! Veja uma receitinha simples:

Ingredientes:

  • Frutas variadas (as que eu mais gosto são: morango, uva, mexerica, abacaxi e kiwi)
  • Chocolate da páscoa

Modo de preparo:

  1. Coloque o chocolate em um pote de vidro e leve ao micro-ondas por 30 segundos, mexa e repita este processo até ele ficar completamente derretido (se preferir, derreta em banho maria).
  2. Espete a fruta em um palito ou em um garfo e passe no chocolate, coloque as frutas banhadas em cima de um papel manteiga e deixe secar.
  3. Depois de secas guarde na geladeira e consuma de uma a duas frutas por porção.

Crédito: iStock

2. Misture o chocolate com castanhas

Quando chega aquela semana do mês, a TPM vem com tudo e o que a gente mais quer é um doce, né? Preferencialmente, um chocolate!

Para não sofrer as consequências com a balança, a dica é misturar o chocolate com as castanhas. Pegue um mix de castanhas e frutas secas e misture pedaços pequenos de chocolate dos ovos.

No meio da tarde consuma uma xícara de café deste mix, se quiser acompanhe com chá ou café, isso vai matar a sua vontade de doce e se sentir bem saciada.

3. Congele o que sobrou e use para fazer coberturas

Crédito: iStock

Agora se tiver sobrado muito chocolate você sempre pode congelar, bem embalado o chocolate dura meses sem mudar o sabor. O chocolate congelado é excelente para fazer coberturas de bolos.

Sabe aquela cobertura de chocolate do bolo de chocolate? Ele pode ser substituído pelo chocolate. Ao levar o bolo para assar coloque alguns pedaços do chocolate congelado por cima do bolo, assim que sair do forno basta passar a faca por cima e espalhar o chocolate criando uma fina camada, depois de frio o chocolate vai ficar durinho como a cobertura comum.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que fazer com o chocolate que sobrou da Páscoa? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.