Topo

Berinjela Caprese: aprenda receita de aperitivo low carb

Verônica Laino

06/08/2019 04h00

Créditos: Leo Avesani

Já pensou em deixar os petiscos, acompanhamentos e até a salada mais leve, super saborosa e ainda rica em fibras e nutrientes? Esta berinjela vai agradar até quem não curte muito berinjela.

Eu tenho um truque que retira aquele sabor amargo forte e deixa ela mais durinha e não tão molenga. Vamos aprender a receita?

Berinjela caprese

Ingredientes:

  • 2 berinjelas (595 g)
  • 2 tomates (160 g)
  • 100 g de queijo ralado –eu usei queijo meia cura
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal
  • Folhas de manjericão

Créditos: Leo Avesani

Modo de Preparo:

  1. Lave a berinjela e corte em fatias de 1 dedo de grossura. Coloque estas rodelas em um pote, cubra com água e adicione uma colher de sopa de sal, misture bem e deixe de molho nesta água por 10 minutos. Depois disso, jogue fora esta água e lave a berinjela em água corrente para retirar o excesso de sal. Este passo vai retirar o sabor amargo da berinjela.
  2. Unte uma frigideira com azeite e coloque as rodelas de berinjela. Deixe cozinhar por 8 minutos, vire e cozinhe por mais 5 minutos. Isso vai fazer com que a berinjela sele e fique mais firme e não molenga.
  3. Lave o tomate e pique em cubos bem pequenos.
  4. Unte uma forma com azeite, coloque a rodelas de berinjela que já foram "grelhadas" na frigideira, tempere as berinjelas com uma colher de chá de sal, coloque o tomate picado por cima das rodelas. Tempere o tomate com o azeite e finalize com o queijo ralado.
  5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 230C por 5 minutos ou até o queijo derreter. Retire a forma do forno, transfira para um prato, coloque as folhas de manjericão por cima e é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

 

Créditos: Leo Avesani

Validade: 3 dias na geladeira. Eu não recomendo congelar pois ela vai perder completamente a textura.

Medida Caseira Utilizada: 1 colher de sopa = 15ml | 1 colher de chá = 2,5ml

Tempo de Preparo: 30 minutos | Rendimento: 5 porções

 Informação Nutricional por porção: Valor calórico: 123kcal | Proteína: 7g | Gordura: 8g | Carboidrato: 8g | Fibras: 4g

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Berinjela Caprese: aprenda receita de aperitivo low carb - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.