Topo

Doce de leite de coco: aprenda versão sem lactose e vegana

Verônica Laino

17/09/2019 04h00

Créditos: Leo Avesani

Você conhece alguém que tenha intolerância à lactose ou alergia a proteína do leite? Estes dois quadros são muito comuns hoje em dia e acometem adultos e crianças. Por estar cada vez mais comum as indústrias estão criando alternativas dos produtos tradicionais que utilizam leite de vaca como base, para que este público possa degustar de um doce de leite, brigadeiro, queijo, etc.

O problema é que estes produtos acabam tendo um valor elevado e nem sempre cabe no orçamento. Pensando nisso, hoje eu vou te ensinar como fazer um doce de leite de coco que fica uma delícia e é super econômico. Nesta receita eu utilizei o coco ralado fresco que encontramos na feira livre, que o feirante rala na hora para você, porém, se preferir, compre o coco seco, quebre e corte em pedaços pequenos.

Doce de Leite de Coco

Ingredientes:

  • 2 xícaras de coco ralado fresco (200g)
  • 1,5 L de água quente
  • 1 xícara de açúcar demerara (194g)

Créditos: Leo Avesani

Modo de Preparo:

  1. O copo do meu liquidificador é pequeno, então em casa eu faço em duas etapas, mas se o seu copo tiver capacidade para 2,5 litros, você pode fazer de uma só vez.
  2. Pegue uma tigela bem grande e coloque um pano de prato limpo por cima.
  3. No copo do liquidificador coloque uma xícara de coco ralado fresco e 750ml de água quente, tampe o copo, porém retire aquela tampinha transparente que fica no meio da tampa, bata por 2 minutos na velocidade alta. Transfira este líquido pra a tigela com o pano de prato.
  4. Sem precisar lavar o copo do liquidificador, coloque a outra xícara do coco ralado e o restante da água quente, bata por 2 minutos. Transfira este líquido pra a tigela com o pano de prato.
  5. Agora junte as pontinhas do pano e aperte bem para coar todo o leite de coco e ficar uma polpa bem sequinha dentro do pano de prato. Esta polpa você não precisa descartar, coloque no forno e asse por 5 a 10 minutos para ela secar, utilize em receitas que pedem farinha de coco.
  6. Transfira o leite de coco para uma panela grande, adicione o açúcar e cozinhe em fogo médio por 40 minutos, mexendo a cada 5 minutos.
  7. Depois disso, diminua o fogo e cozinhe por mais 15 minutos, mexendo a cada 3 minutos.
  8. Transfira seu doce de leite para um pote de vidro e é isso, sua receita está pronta! Bom apetite!

Créditos: Leo Avesani

Validade: 7 dias na geladeira ou congele por 60 dias.

Medida Caseira Utilizada: 1 xícara = 240ml

Tempo de Preparo: 70 minutos | Rendimento: 22 colheres de sopa (20g)

Informação Nutricional por colher: Valor calórico: 90kcal | Proteína: 0g | Gordura: 5g | Carboidrato: 8g | Fibras: 0g

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Doce de leite de coco: aprenda versão sem lactose e vegana - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.