Lanche proteíco: veja como consumir a pasta de amendoim e fazer em casa
A pasta de amendoim nunca foi muito popular entre os brasileiros, antigamente ela era conhecida apenas através de filmes americanos com o famoso sanduíche de pasta de amendoim e geleia. No entanto, de uns anos para cá a receita começou a fazer muito sucesso entre os praticantes de atividade física, já que ela promete dar uma energia extra.
Temos que tomar cuidado e ficar atentos é à quantidade de açúcar adicionado à pasta de amendoim. O ideal seria consumir a pasta integral, ou seja, aquela que é feita apenas com o amendoim e preferencialmente caseira, assim você pode fazer com aquela casquinha vermelha que envolve o grão. Desta forma a pasta vai ser rica em magnésio, potássio, vitamina E e terá propriedades antioxidantes e compostos bioativos que diminuem a absorção das moléculas de açúcar e de gorduras, que estão relacionadas ao diabetes e à obesidade! Além disso esses compostos neutralizam a ação de radicais livres a partir da sua função antioxidante. Os radicais livres causam danos no DNA, que podem levar a modificações genéticas e progredir para um câncer, por exemplo.
Segundo a Taco (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), em 100 gramas de amendoim temos 27 gramas de proteínas, o que é uma ótima opção para acrescentar esse macronutriente em momentos que não temos muito costume, como café da manhã ou lanches intermediários, além de ser uma boa fonte para os veganos, já que a proteína é de origem vegetal. A pasta de amendoim também é fonte de gorduras boas, elas são do tipo insaturado, que aumentam o colesterol bom. A presença da gordura faz com que a digestão seja lenta e gradual, assim você se sente saciado por muito tempo após consumi-la. Experimente, em vez de comer apenas a fruta no seu lanche da tarde, adicionar uma colher de pasta de amendoim, você vai ver que a fome vai demorar muito para chegar e assim não chega em casa esfomeado na hora do jantar.
Como usar a pasta de amendoim?
As frutas que mais combinam com a pasta de amendoim na minha opinião são a maçã e a pera, para quem gosta de algo mais doce, a banana e o mamão também são uma boa pedida. Além da fruta, a pasta de amendoim também vai bem no pão integral e na tapioca.
Mas é importante ficarmos atentos à porção, pois como ela é rica em gorduras, o seu valor calórico é alto, então o melhor é consumir em torno de 30 g por dia, o que equivale a uma colher de sopa cheia.
O que temos que tomar cuidado sempre é com a procedência do amendoim: certifique-se que a sua pasta de amendoim ou o seu amendoim (caso vá fazer a receita em casa), tenha a estampa do selo Pró-Amendoim, que garante a segurança do produto, e assim você não corre o risco dele ter aflatoxina, uma substância cancerígena produzida por um fungo, pode contaminar o alimento e se proliferar caso haja problemas no armazenamento.
Outra dica é prestar atenção na hora de comprar a pasta de amendoim, evite as marcas que contém no ingrediente óleo vegetal, açúcar refinado, sódio, gordura hidrogenada e aditivos químicos, pois são itens considerados prejudiciais e você acaba perdendo uma boa parte dos benefícios citados acima.
Como fazer em casa
Fazer a sua própria pasta de amendoim é super fácil! A única coisa que você precisa é paciência e um bom processador. O ideal é que o processador tenha no mínimo 700W para aguentar o tranco!
Pegue 500g de amendoim e torre por 10 minutos, depois é só colocar no processador até ganhar uma consistência pastosa. O correto é não acrescentar mais nada à receita. Armazene em pote de vidro, pode utilizar um pote que tenha sobrado da geleia ou de alguma conserva, por exemplo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.