Topo

Verônica Laino

Dieta da proteína ajuda com a flacidez de pele durante o emagrecimento

Verônica Laino

07/07/2020 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas relatam que após ter iniciado o processo de emagrecimento, perceberam um aumento da flacidez e que muitas vezes isso acaba incomodando mais até do que o excesso de peso. Este problema se dá principalmente por uma inadequação do consumo de proteína na dieta.

Com o foco em emagrecer rápido, a restrição calórica acaba sendo exacerbada e a dieta fica desbalanceada, a solução é focar na dieta da proteína, assim você consegue reduzir peso, mas garante um bom aporte proteico, evitando assim a flacidez.

A ideia desta dieta é priorizar as proteínas e reduzir o volume do carboidrato, em vez de aboli-los, isso faz com que não gere um efeito colateral como desânimo, tontura e até lapsos de memória.

Outro ponto positivo é que a digestão das proteínas são bem mais lentas do que do carboidrato, fazendo com que a sensação de saciedade aumente, assim conseguimos evitar aqueles beliscos fora de hora que colocam todo o resultado a perder. Ao digerir a proteína, fornecemos ao corpo aminoácidos que dão firmeza à pele e contribuem para a manutenção da massa muscular (ou até ao aumenta dos músculos, caso você faça musculação junto). Além disso, o consumo de proteína ajudam a evitar o efeito platô, queda de cabelo exagerada e anemia.

O foco é sempre nas proteínas de alto valor biológico, nutrientes benéficos que vem das hortaliças e carboidratos complexos dos grãos e leguminosas. Sempre preferindo as proteínas com cortes mais magros para não exceder no consumo de gordura saturada.

A dieta então deve ter sempre um representante da proteína em todas as refeições, desde o café da manhã até o horário do jantar. Veja abaixo algumas opções para construir um cardápio proteico e conseguir reduzir até 10% do seu peso em 1 mês:

Créditos: Leo Avesani

CARDÁPIO CAFÉ DA MANHÃ:

Aqui devemos evitar aquele clássico pão na chapa! O foco é sempre em alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em proteína.

Opção 1: Mini panqueca low carb + pasta de amendoim

Opção 2: Iogurte natural sem sabor + fruta + granola low carb

Opção 3: Batata-doce cozida + ovo mexido

Crédito: iStock

CARDÁPIO ALMOÇO:

O foco aqui no almoço é consumir pelo menos metade do prato de legumes ou verduras, dessa forma consegue-se os nutrientes necessários para acelerar o emagrecimento. O carboidrato vem das leguminosas, que também são ricas em proteína vegetal, aumentando ainda mais o valor proteico da refeição. Tudo pode ser temperado com um fio de azeite para dar sabor e aumentar os nutrientes.

Opção 1: Frango grelhado + mix de folhas (alface roxa, agrião e espinafre) + feijão fradinho + tomate picado + cenoura

Opção 2: Lombo de porco + mix de folhas (rúcula, repolho e couve) + grão-de-bico + brócolis + couve-flor

Opção 3: Patinho moído com berinjela ralada + mix de folhas (alface, acelga e escarola) + quinoa em grão + beterraba

Créditos: Leo Avesani

CARDÁPIO LANCHE DA TARDE:

O maior problema das pessoas ao furar a dieta é por sentir uma fome incontrolável no horário do jantar, e isso acontece principalmente pela ausência de um lanche da tarde, ou ainda por se consumir um lanche somente rico em carboidrato. Por isso o foco aqui

Opção 1: Patê de ervas com palitos de vegetais

Opção 2: Shake proteico com whey protein + fruta + água

Opção 3: Ovinhos de codorna + azeite

Créditos: Leo Avesani

CARDÁPIO JANTAR:

O objetivo no jantar é sempre já deixar ele pronto, assim basta aquecer e consumir, desta forma evita-se a preguiça e a vontade de pedir comida pelos aplicativos. Então de organize no final de semana para deixar as receitas prontas e até se preferir, já nas marmitinhas.

Opção 1: Omelete de sardinha + mix de folhas (alface roxa, agrião e espinafre) + vagem + rabanete

Opção 2: Sopa de legumes (sem adicionar tubérculos) + carne em cubos

Opção 3: Filé de peixe + mix de folhas (alface, acelga e escarola) + pepino + abobrinha

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.