menu
Topo
Verônica Laino

Verônica Laino

Categorias

Histórico

6 passos para melhorar a imunidade e se livrar de gripes e resfriados

Verônica Laino

29/05/2018 04h20

Crédito: iStock

O inverno está chegando e com ele vem as gripes e resfriados. Para evitar passar por isso, o melhor é a prevenção, justamente para melhorarmos a imunidade e terminarmos a estação cheios de saúde. Aqui estão algumas dicas:

1 – Intestino saudável

É nele que absorvemos os nutrientes da alimentação, e onde também ocorre 70% da produção de nossa imunidade. Para saber se está tudo bem, observe sua idas ao banheiro. O ideal é ir todos os dias, por volta do mesmo horário, sem a necessidade de fazer força para eliminar as fezes.

Por falar nelas, precisam ser parecidas com uma banana, porém com uma tonalidade de marrom escuro, não pode sair bolinhas ou muito pastoso/líquido. Para ter um intestino saudável, o melhor é beber pelo menos 1,5 litros de água por dia, além de consumir cinco porções de legumes/verduras/frutas e investir nos alimentos integrais diariamente.

Seu intestino é muito preso? Confira AQUI 5 alimentos que vão te ajudar a soltar seu intestino.

2 – Controle o consumo do álcool

O excesso de álcool sobrecarrega o organismo, abalando a nossa imunidade! Se você gosta mesmo, o ideal é que o consumo seja sempre moderado, para não trazer danos. Em uma refeição, por exemplo, o recomendado é consumir apenas uma taça de vinho ou um copo de chopp. Mais do que isso já é excesso e vai comprometer seu organismo.

Caso for dar uma festa, a dica é se inspirar nas bebidas clássicas e fazer receitas que ficam uma delícia e não levam o álcool. Assim, dá para se divertir sem abusar! Confira AQUI como fazer caipirinha, pina colada e batida de morango sem álcool. 

3 – Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados

Presunto, mortadela, peito de peru, blanquet de peru, salame, salsicha, linguiça, bacon, nuggets e hambúrguer. Esses são apenas alguns exemplos de alimentos ultraprocessados. Apesar de gostosos, o problema é que contêm uma quantidade absurda de aditivos químicos que aumentam a inflamação corporal, liberando radicais livres. Tudo isso reduz a nossa imunidade.

Troque estes alimentos por comida de verdade! Embutidos como presunto podem ser substituídos por frango desfiado, carne de panela, sardinha feita na panela de pressão… Já o bacon pode ser trocado pela panceta fresca (também conhecida como barriga de porco), que é vendida no açougue. Basta colocar no forno entre 15 e 20 minutos que ela fica parecida com bacon. Já o nuggets e o hambúrguer dá para fazer em casa utilizando frango e carne moída de verdade, sem aditivos ou conservantes.

4 – Inclua o gengibre na sua dieta

O gengibre melhora a defesa do organismo e atua como um antiinflamatório. Você pode consumir em uma água aromatizada (basta cortar algumas rodelinhas e colocar dentro da garrafinha de água), no chá, em um shot para melhorar a imunidade, ralado por cima da comida ou da salada. Uma outra opção é incluir no suco, como esta receita AQUI de suco emagrecedor para o café da manhã. 

5 – Aumente o consumo de vitamina C

O consumo de alimentos ricos em vitamina C deixa o organismo mais forte. Isso significa que se a gripe resolver te atacar não tem problema, pois seu organismo estará preparado para se ver livre dela rapidamente. Estudos mostraram que quem tem boas fontes de vitamina C ao longo do dia consegue se curar mais rápido de gripes e resfriados.

Mas, atenção: não adianta só consumi-la quando ficar doente! Essa vitamina precisa ser consumida o ano todo para ter esta eficiência. São boas fontes de vitamina C: acerola, laranja, limão, kiwi, tomate, abacaxi, manga, mamão, pimentão e brócolis. Uma dica boa é utilizar as polpas de fruta congelada, que preservam 80% da vitamina C. Assim, fica mais fácil introduzir boas fontes ao longo do dia.

6 – Ácido fólico não é só para gestantes

Ele é responsável pela produção dos glóbulos brancos, que defendem nosso organismo de agentes agressores. Inclua no seu dia a dia quiabo, espinafre, brócolis, beterraba, lentilha, ervilha, grão de bico, semente de girassol, mamão e laranja. Tente incluir pelo menos um destes alimentos no seu dia.

E você costuma fazer o que para evitar gripes e resfriados?

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.