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O que é melhor comer na ceia para não atrapalhar o emagrecimento

Verônica Laino

04/08/2020 04h00

Crédito: iStock

Você é do tipo que morre de fome no período da noite e ataca a geladeira antes de dormir? Cuidado que isso pode atrapalhar muito o seu emagrecimento! Claro que não devemos dormir com fome, porém temos que escolher bem o que vamos consumir na ceia.

A primeira dica é tentar balancear melhor o seu jantar, deixar ele mais completo, assim você fica com menos fome antes de ir dormir. Observe se todos os grupos estão presentes no seu jantar como: carboidrato, proteína, gordura e nutrientes.

Um bom jantar pode sim ter carboidrato como arroz integral, raízes ou pão integral –caso goste de comer lanche ao invés de comida. Além disso tem que ter uma proteína como carne, frango, peixe, lombo ou ovo, então nada de comer somente o pão com manteiga, coloca um patê dentro deste pão. Para dar a sensação de saciedade prolongada e nutrir seu corpo, os legumes ou verduras são obrigatórios! Eles podem vir na forma de salada crua ou cozida, misturado no patê ou até mesmo como uma sopa.

Crédito: iStock

Agora que você balanceou o seu jantar, vai perceber que a fome antes de dormir vai estar bem mais tranquilo e com um pequeno lanche você já vai conseguir dormir saciado.

Pensando no emagrecimento devemos evitar o consumo de carboidrato na ceia, só foge a regra pessoas que pretendem fazer um exercício intenso e volumoso assim que acordar, aí vale sim a pena consumir carboidrato antes de dormir, para ele ser acumulado como fonte de glicogênio muscular, e assim você terá energia de sobra para treinar com performance no dia seguinte. Agora, se este não é o seu caso, o ideal é priorizar alimentos fonte de proteína e/ou gordura.

Uma das melhores proteína para consumir na ceia é o ovo. Aqui ele pode ser consumir cozido, mexido, como um omelete misturado com vegetais ou até mesmo aqueles ovinhos de codorna. O ovo é a proteína que menos eleva nossa insulina, com isso não atrapalha seu sono e a produção hormonal à noite. Pensando nas gorduras, boas fontes seriam as castanhas, coco seco e abacate.

De maneira geral a ceia deve ter no máximo 200 calorias, assim não extrapola na quantidade e não atrapalha o emagrecimento, por isso é tão importante caprichar no jantar, afinal a ceia é um lanche pequeno. Outro detalhe importante, é que a ceia deve ser feita pelo menos 60 minutos antes de dormir, nunca devemos comer e já deitar, pois isso atrapalha muito a digestão e a qualidade do sono, então planeje bem sua refeição para dar este intervalo de no mínimo 60 minutos, idealmente 2 horas.

Créditos: Leo Avesani

Agora vamos para algumas combinações que eu acho interessante:

Opção 1: Omelete com tomate, orégano e azeite

Opção 2: Ovinho de codorna com sal e pimenta do reino

Opção 3: Maionese de abacate com palitos de cenoura ou pepino

Opção 4 (para quem vai treinar no dia seguinte): Homus com palitos de pimentão e salsão

Opção 5: Mix de castanhas

Opção 6: Chips de coco

Opção 7: Tomate recheado com atum ou sardinha

Opção 8: Palitos de abobrinha crocante

Opção 9: Berinjela caprese

Opção 10: Semente de abóbora tostada

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Verônica Laino é formada em Nutrição pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional e coach de emagrecimento. Trabalhou em clínica particular por sete anos e hoje dedica seu tempo aos seus coachees e à produção de conteúdo online, mídias sociais e eventos, como forma de alcançar cada vez mais pessoas e ajudá-las a levar uma vida prática, saudável, balanceada e gostosa.

Sobre o blog

Dicas sobre nutrição, com foco na alimentação de verdade (e sem radicalismo), que vão te ajudar a fazer alterações concretas no seu estilo de vida. A ideia é que você alcance o seu verdadeiro potencial e atinja sua melhor versão.